Doha (14.out.2025) – O amistoso marcado para esta terça-feira, 14 de outubro, entre as seleções de México e Equador, encerrará oficialmente o modelo vigente de Data Fifa em outubro. A partida entra para a história porque a partir da próxima temporada a entidade máxima do futebol adotará um novo calendário de jogos de seleções.
Mudança aprovada pelo Conselho da Fifa
A reformulação foi aprovada de forma unânime pelo Conselho da Fifa em 2023, dentro de um pacote mais amplo que reorganiza os compromissos internacionais de equipes masculinas e femininas.
Como é hoje
Atualmente, o calendário apresenta janelas de aproximadamente duas semanas em setembro e em outubro, destinadas a amistosos e rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo.
O que muda a partir de 2026
1. As janelas de setembro e outubro serão fundidas em um único período de três semanas, distribuído entre o fim de setembro e o início de outubro.
2. O novo intervalo, de 16 dias, permitirá que cada seleção dispute até quatro partidas.
3. Haverá ainda três janelas regulares, de nove dias (com dois jogos cada), em março, junho e novembro.
Proposta de Arsène Wenger
Responsável pelo desenvolvimento global do futebol na Fifa, Arsène Wenger defendeu em 2021 uma redução ainda maior no número de janelas. À época, o ex-técnico do Arsenal sugeriu concentrar todas as partidas de seleções em dois períodos (março e outubro) ou até mesmo em apenas um mês, ideia que ele classificou como “aposta”.
Imagem: espn.com
Com a mudança confirmada, torcedores deixarão de ver suas equipes favoritas de clubes pararem duas vezes em sequência no início da temporada europeia. Em compensação, precisarão se acostumar a um hiato de três semanas sem jogos de clubes nesse intervalo unificado.
Com informações de ESPN