FIFA reconhece que governo dos EUA decide sobre segurança das cidades-sede da Copa de 2026

Josias Junior

Zurique, 16 out. 2025 – A FIFA afirmou que a responsabilidade final pela avaliação de segurança das 16 cidades que receberão partidas da Copa do Mundo de 2026 cabe ao governo dos Estados Unidos.

A declaração foi divulgada depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmar que o presidente da entidade, Gianni Infantino, “mudaria muito facilmente” jogos para outras localidades caso ele solicitasse. Trump também disse que poderia tentar transferir os Jogos Olímpicos de 2028, marcados para Los Angeles, se julgar que a cidade não oferece condições adequadas.

“Segurança é prioridade máxima em todos os eventos da FIFA”, disse um porta-voz da federação. “Os governos são responsáveis por garantir o que é melhor para a segurança pública. Esperamos que cada uma das nossas 16 cidades-sede esteja pronta e cumpra todos os requisitos necessários.”

Nos últimos meses, Trump já havia mencionado Seattle e San Francisco como exemplos de lugares considerados “perigosos”. Na quinta-feira (15), voltou ao tema ao citar “tomadas de rua” em Boston e declarou que acionaria Infantino para realocar partidas do Mundial do ano que vem, se julgasse necessário. “Ele não gostaria de fazer isso, mas faria com facilidade”, afirmou o presidente.

O vice-presidente da FIFA, Victor Montagliani, comentou, no início do mês, a primeira ameaça de Trump: “Com todo respeito aos líderes mundiais atuais, o futebol é maior que eles e sobreviverá a qualquer governo”, declarou em evento em Londres.

Apesar das declarações de Trump, a FIFA garante não ver problemas de segurança em nenhuma das cidades anfitriãs nos Estados Unidos, Canadá e México. A International Olympic Committee (IOC) também reagiu, afirmando que os Jogos de Los Angeles contam com “total apoio” do presidente dos EUA, do governador da Califórnia e do prefeito da cidade, e que faltando três anos para o evento, a expectativa é de uma edição bem-sucedida.

Infantino e Trump se encontraram recentemente no Egito, durante uma cúpula de paz no Oriente Médio.

Com informações de ESPN

Compartilhe esta notícia