Na busca pela taça: O que aguarda Corinthians, Vasco, Fluminense e Cruzeiro na Copa do Brasil 2025

Jonas Neli

Corinthians x Cruzeiro se enfrentam em embate válido pela semifinal da Copa do Brasil. Foto: Flickr/Marco Galvão/Cruzeiro

Quando uma equipe inicia a temporada, o planejamento desenvolvido, claro, está na busca por taças importantes. No cenário nacional, é óbvio que uma das conquistas mais almejadas é a Copa do Brasil 2025, torneio que reúne os principais times e gera uma bolada aos cofres dos gigantes.

Embates decisivos viram assunto

Nesta edição, tivemos surpresas no sorteio da Copa do Brasil 2025 e nas semifinais que dão o que falar. Temos dois cariocas, um paulista e um mineiro, equipes com milhões de torcedores e podemos dizer que até desacreditadas, já que a imprensa segue colocando Palmeiras e Flamengo como melhores times brasileiros.

Corinthians, Vasco, Fluminense e Cruzeiro chegaram para quebrar a lógica. Se analisarmos bem de perto, quem está no melhor momento é a Raposa, bem na disputa do Campeonato Brasileiro e com um elenco qualificado, mas novas surpresas podem acontecer.

A competição entra em sua fase decisiva

Passadas algumas partidas importantes e conforme as análises cada vez mais criativas da Tips GG, a tabela da Copa do Brasil 2025 agora entra na sua fase mais agitada. Afinal, a taça nunca ficou tão próxima, deixando os torcedores dos gigantes cada vez mais animados para a conquista do objetivo. O trinfo, no entanto, ainda conta com altos desafios.

Quem errar menos, ficará com o título. Do lado de fora, a alta pressão da torcida e da imprensa será gigante e isso não pode ser levado para dentro de campo. No quarteto, também temos técnicos considerados badalados, deixando os embates ainda mais atrativos.

As novas regras e o sorteio que agitam a edição de 2025

No início da temporada, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou mudanças importantes no chaveamento da Copa do Brasil, gerando impacto direto no planejamento das equipes na busca pela taça.

  1. Fim da vantagem do empate para visitante / time de melhor campanha

Anteriormente, era definido que se a equipe com a melhor colocação no ranking empatasse, se classificava automaticamente nas fases iniciais. Agora, não é bem assim e, em caso de igualdade, a vaga será decidida nos pênaltis.

  1. Possibilidade de um jogador atuar por mais de um time na mesma edição

Um atleta que jogou por um clube antes do início da terceira fase, pode se transferir para o outro e jogar pela nova equipe no novo formato da Copa do Brasil.

  1. Formato de disputas e fases 
  • No total, são 92 clubes.
  • Na primeira fase, a Copa do Brasil conta com 80 times, enquanto os outros 12 já      entram a partir da terceira fase, por terem classificação prévia ou critérios definidos pela CBF.
  • Os embates da primeira e segunda fase são em jogo único.
  • A partir da terceira fase, os confrontos contam com ida e volta.

O caminho dos semifinalistas na Copa do Brasil 2025

Vasco e Fluminense realizam o outro confronto da semifinal, em um clássico que já está dando o que falar. Foto: Flickr/Matheus Lima/Vasco

Para chegar até este caminho do torneio, o quarteto teve que passar por mal bocados e jogos eletrizantes. Apesar do sentimento de ‘o pior já passou’, ainda há mais desafios que podem ser ainda mais complicados.

Corinthians 

Sob o comando de Dorival Júnior, o Timão chegou a ser bastante questionado nesta temporada, mas a virada de chave aconteceu diante do Palmeiras, que conta com Abel Ferreira no comando técnico, e maior rival do Alvinegro.

Em dois jogos eletrizantes, o Corinthians bateu o rival por 1 a 0 na Neo Química Arena, enquanto também superou o Verdão por 2 a 0, no Allianz Parque. Na última fase, a vítima foi o Athletico Paranaense, também com dois saldos positivos.

Na ida, fora de casa, vitória por 1 a 0. No último e decisivo confronto, contando com grande apoio da Fiel, o resultado positivo foi de 2 a 0, elevando a moral do plantel corintiano para os próximos desafios. 

Vasco

Chegando sem tanta badalação, o Vasco vem se superando no torneio e já deu mostras de que pode, sim, sonhar com a taça. No comando técnico, Fernando Diniz segue extraindo o melhor do elenco, que foi reforçado por Pedrinho, presidente bastante questionado pela torcida.

Olhando para a fase anterior, o Gigante da Colina despachou o Botafogo, colocado como um dos melhores elencos do Brasil. No primeiro confronto, o empate por 1 a 1 prevaleceu, enquanto na volta, o Cruz-Maltino venceu nos pênaltis, deixando o seu plantel confiante para os próximos embates.

Fluminense 

Melhor equipe brasileira no Super Mundial de Clubes, o Flu também faz bonito na Copa do Brasil. Renato Gaúcho, que chegou a ser criticado por conta de uma sequência adversa da sua equipe, vem mostrando do que é capaz e ganhando cada vez mais créditos com a torcida. 

Nas quartas de final, o Tricolor deixou para trás nada mais, nada menos, que o Bahia, que conta com Rogério Ceni no comando técnico. Na ida, o rival foi melhor, vencendo por 1 a 0. Na volta, o Fluminense não se intimidou e bateu o Bahia por 2 a 0, no Estádio do Maracanã, deixando os tricolores ainda mais confiantes.

Cruzeiro

Com Leonardo Jardim em alta, o Cabuloso, que também segue na parte de cima do Campeonato Brasileiro, observa com carinho a Copa do Brasil e vai para o tudo ou nada na sequência do torneio.

Na fase anterior, os mineiros, líderes de estatísticas, não se intimidaram ao despachar o Atlético Mineiro, até então comandado por Cuca. Na ida, vitória cruzeirense por 2 a 0, enquanto na volta, já com o Galo tendo Sampaoli na linha de frente, também vitória cruzeirense pelo mesmo placar.

Tabela Copa do Brasil 2025: Os confrontos decisivos no mata-mata

Se a gente deixar de lado o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América, podemos dizer que a terceira competição mais atrativa é a Copa do Brasil, e nem estamos falando também de dinheiro, somente da alta competitividade que o torneio reúne ano após ano.

Cruzeiro vs. Corinthians

Timão contra a Raposa tem tudo para ser dois embates grandiosos. Ambos contam com elencos competitivos, dois técnicos badalados, e seguem priorizando o torneio nacional. Ou seja, como diria Galvão Bueno, será ‘teste para cardíaco’.

Do lado corintiano, Dorival Júnior ainda segue em busca de uma equipe ideal. No ataque, as maiores esperanças estão em Yuri Alberto e Memphis Depay, dois dos mais badalados do elenco, e contam com a confiança da Fiel.

Olhando para o Cruzeiro, sobram elogios. Com Kaio Jorge em alta e Matheus Pereira na sua melhor fase, o Cabuloso sobra na temporada e está forte na disputa com Flamengo e Palmeiras também pelo título do Brasileirão.

Na linha de frente, Leonardo Jardim, que chegou ao futebol nacional sem grande badalação, segue em alta e é blindado nos bastidores. De olho na taça, o português promete alçar uma equipe com o que tem de melhor.

Vasco vs. Fluminense

Nesta fase decisiva, o maior clássico está entre Cruz-Maltino contra o Tricolor. O Vasco, que já chegou a ser bastante criticado, tem ressurgido nos últimos jogos e a classificação diante do Botafogo, outro grande rival, deixou a torcida animada.

No sistema ofensivo, Philippe Coutinho, antes com seguidas lesões, vem recuperando-se e aparece como um dos mais importantes da equipe de Fernando Diniz, que tem atuado de forma segura nos últimos confrontos.

O Fluminense, sob o comando de Renato Gaúcho, já demonstrou sua força e vai para mais uma prova de fogo. No sistema defensivo, Thiago Silva é a grande estrela do elenco, somando boas atuações e até cotado para defender a seleção brasileira.

A classificação diante do Bahia, que também conta com um plantel competitivo, deixou a torcida ainda mais entusiasmada para a sequência da Copa do Brasil, que elevaria bastante as finanças do clube carioca. Germán Cano, sempre ele, novamente é esperança no sistema ofensivo, assim como Everaldo.

O favoritismo na reta final

Diante de grandes jogos na semifinal, é bem difícil apontar um favorito para a conquista, já que temos quatro gigantes do futebol nacional. No entanto, é possível afirmar que o Cruzeiro está em melhor fase.

Com um ataque avassalador e uma defesa cada vez mais segura, a Raposa já mostra que é um sério favorito ao título. No entanto, também temos um Corinthians que deixou para trás o favorito Palmeiras, um Fluminense bem entrosado e um Vasco crescendo no momento certo.

Mesmo diante de bons elencos, se não mostrar do que é capaz, ficará de fora. Temos técnicos experientes, que entendem a importância da competição e não irão desperdiçar esta grande oportunidade.

Conclusão: Quem levanta a taça?

Em agosto, a CBF realizou uma grande mudança no calendário da Copa do Brasil. Agora, ficou definido que as semifinais serão disputadas somente nos dias 10 e 14 de dezembro, já que a entidade resolveu antecipar o fim do Brasileirão e passar a fase final da Copa para depois.

Sendo assim, as semifinais terão um intervalo pequeno para as finais, que estão marcadas para 17 e 21 de dezembro, datas importantes, cravando o encerramento da temporada brasileira. Ou seja, a taça salvaria o ano de muita gente.

Ao mesmo tempo que poderia redenção de vários técnicos, uma eliminação também pode significar mudanças. Fernando Diniz e Dorival Júnior, por exemplo, já chegaram a ser bastante questionados por torcedores de Vasco e Corinthians simultaneamente. Passar da semifinal e final seria um saldo bastante positivo para ambos.

Já Cruzeiro e Fluminense contam com técnicos blindados. Leonardo Jardim segue também na busca pela taça do Brasileirão, enquanto Renato Gaúcho ganhou pontos após a boa campanha do Flu no Mundial, arrancando fortes elogios por parte da imprensa nacional.

Compartilhe esta notícia