Reggie Walsh, de 17 anos, quebra recordes do Chelsea na Champions sob o comando de Enzo Maresca

Josias Junior

Londres (ING) – Promovido diretamente da base, o meio-campista Reggie Walsh, que completou 17 anos na segunda-feira (data não divulgada), voltou a fazer história pelo Chelsea ao entrar em campo aos 65 minutos da vitória por 5 a 1 sobre o Ajax, na quarta-feira (data não divulgada), em Stamford Bridge.

Com a participação, Walsh tornou-se o jogador mais jovem do clube a atuar na Liga dos Campeões e o segundo inglês mais jovem a disputar a competição, atrás apenas de Jack Wilshere. O recorde anterior dos Blues pertencia a Dominic Solanke, estabelecido há 11 anos.

Sequência de marcas individuais

• 16 anos e 193 dias – estreia europeia mais precoce do Chelsea, contra o Djurgardens, pela Conference League 2023/24;
• 16 anos e 200 dias – titular mais jovem do clube em competições continentais, na volta diante dos suecos;
• 16 anos e 338 dias – atleta mais jovem dos Blues a jogar a Copa da Liga, diante do Lincoln, em setembro.

O jovem, descrito por Enzo Maresca como “perfeito” para o seu sistema, assinou o primeiro contrato profissional na última segunda-feira. Segundo o treinador italiano, Walsh “já executa em campo aquilo que é exigido aos demais jogadores”.

Atuação contra o Ajax

Mesmo com apenas 29 minutos em campo, o camisa 67 completou 18 dos 19 passes, 16 deles no terço final, além de realizar duas interceptações. Maresca encerrou a partida com uma equipe cuja média de idade foi de 20,6 anos: 10 atletas tinham 21 anos ou menos.

Mais recordes e juventude em destaque

• Marc Guiu, 19, virou o goleador mais novo do Chelsea na Champions, recorde superado 33 minutos depois por Estevão Willian, 18;
• Tyrique George completou a noite histórica: pela primeira vez, um clube teve três marcadores adolescentes em um jogo de Liga dos Campeões;
• Jamie Gittens, 21 anos e 75 dias, é o mais jovem jogador do Chelsea desde 2003/04 a criar cinco ou mais chances em uma partida da Champions, superando Eden Hazard.

Reggie Walsh, de 17 anos, quebra recordes do Chelsea na Champions sob o comando de Enzo Maresca - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

A estratégia do Chelsea de apostar em talentos sub-23 tem respaldo da direção dos Blues, que, na temporada passada, já era o elenco mais jovem da Premier League e o segundo entre as cinco grandes ligas, atrás apenas do Strasbourg, também controlado pelo grupo BlueCo.

Base valorizada

Após perder o atacante Rio Ngumoha para o Liverpool em 2024, o clube intensificou a integração da academia: oito estreias aconteceram na Conference League 2023/24. Além de Walsh, Tyrique George e Josh Acheampong, ambos de 19 anos, passaram a treinar em definitivo com o elenco principal, enquanto Ryan Kavuma-McQueen, 16, figurou no banco diante do Ajax.

Walsh, que cursava o equivalente ao ensino médio britânico (GCSE) quando foi chamado ao profissional no fim da temporada passada, mantém os olhos da comissão técnica para novas oportunidades. “Esperamos dar mais minutos a Reggie”, resumiu Maresca após a goleada.

Com informações de BBC Sport

Compartilhe esta notícia