O zagueiro Josko Gvardiol, do Manchester City, revelou que, aos 16 anos, chegou a considerar largar o futebol e seguir carreira no basquete por não se sentir feliz nos treinos do Dinamo Zagreb.
Em entrevista à BBC Sport, o croata explicou que a falta de oportunidades na equipe principal e a influência dos amigos o levaram a cogitar a mudança de esporte. “Eu estava pensando em parar porque também gosto de basquete. Quando ia para o centro de treinamento, já não me sentia feliz”, afirmou.
Ascensão no futebol e recordes de transferência
Gvardiol acabou conquistando espaço no time profissional do Dinamo Zagreb e foi bicampeão croata antes de se transferir para o RB Leipzig por 16 milhões de libras (21 milhões de dólares), valor que o transformou no adolescente croata mais caro da história.
Dois anos depois, o Manchester City pagou 77 milhões de libras (103 milhões de dólares) pelo defensor, tornando-o o segundo zagueiro mais caro do futebol, atrás apenas de Harry Maguire, contratado pelo Manchester United.
Desempenho pelo Manchester City
Desde sua chegada ao clube inglês, Gvardiol marcou mais gols que qualquer outro defensor da Premier League e participou de 55 dos 61 jogos do City na temporada passada, atuando como zagueiro central e lateral-esquerdo.
Atualmente, ele vem sendo escalado como zagueiro pelo lado esquerdo em uma sequência de cinco partidas sem derrota. “Estou feliz por voltar à minha posição. É jogar simples, proteger o gol, defender”, disse.
Imagem: espn.com
Objetivos na temporada
O defensor preferiu evitar projeções de longo prazo. “Temos novos objetivos, mas ainda é cedo para falar sobre eles. A temporada é longa, então vamos jogo a jogo”, declarou.
O Manchester City está a três pontos do líder Arsenal na Premier League e busca diminuir a diferença neste fim de semana, quando enfrenta o Aston Villa.
Com informações de ESPN