O último fim de semana antes da pausa de seleções de novembro apresentou uma série de jogos marcantes nos principais campeonatos europeus. Houve goleada do Manchester City sobre o Liverpool, hat-trick de Robert Lewandowski pelo Barcelona, empate do líder Arsenal com o recém- promovido Sunderland e o fim da sequência de 16 vitórias do Bayern de Munique.
Premier League
Manchester City 3 x 0 Liverpool – Etihad Stadium, domingo (9)
Na partida que marcou o 1.000º jogo de Pep Guardiola como técnico, o City dominou o Liverpool e venceu por 3 a 0. Jérémy Doku foi o destaque, infernizando a marcação sobre Conor Bradley, enquanto Erling Haaland deixou o dele em cabeçada. O resultado levou os atuais campeões à segunda colocação, quatro pontos atrás do Arsenal.
Pelo lado dos Reds, Arne Slot voltou a escalar a base da temporada passada, mas viu a equipe sofrer com falhas defensivas. Virgil van Dijk chegou a balançar as redes em lance anulado, e os visitantes reclamaram de possíveis equívocos de arbitragem, porém a atuação foi considerada preocupante internamente.
Sunderland 2 x 2 Arsenal – Stadium of Light, sábado (8)
O Arsenal deixou escapar a vitória nos acréscimos. Dan Ballard abriu o placar para os anfitriões, Leandro Trossard empatou em belo chute e, após virada londrina (autor do gol não foi divulgado), Brian Brobbey aproveitou erro de Gabriel para igualar aos 90+ minutos. Ainda assim, os Gunners seguem líderes.
LaLiga
Celta de Vigo 2 x 4 Barcelona – Balaídos, domingo (9)
Recuperado de lesão, Robert Lewandowski voltou ao time titular depois de cinco semanas e marcou três vezes: pênalti, conclusão de cruzamento e cabeceio em escanteio. Mesmo permitindo dois empates ao longo do jogo, o Barça venceu e reduziu para três pontos a diferença para o Real Madrid, que empatou sem gols com o Rayo Vallecano.
O sistema defensivo blaugrana voltou a falhar em linhas altas, e Frenkie de Jong foi expulso nos acréscimos, complicando os planos de Hansi Flick para o próximo compromisso.
Bundesliga
Union Berlin 2 x 2 Bayern de Munique – Stadion An der Alten Försterei, sábado (8)
Após 16 triunfos consecutivos em todas as competições, o Bayern tropeçou. Manuel Neuer falhou no primeiro gol, Luis Díaz ampliou para os anfitriões, e Harry Kane só evitou a derrota já nos acréscimos. O desgaste físico foi apontado como principal causa do desempenho abaixo da média.
Hamburgo 1 x 1 Borussia Dortmund – Volksparkstadion, domingo (9)
Os aurinegros venceriam por 1 a 0 até os 97 minutos, quando cederam empate em bola levantada na área, desperdiçando chance de diminuir a diferença para o líder Bayern.
Imagem: espn.com
Série A
Bologna 2 x 0 Napoli – Estádio Renato Dall’Ara, sábado (8)
Quinta derrota do Napoli no campeonato. O time de Antonio Conte finalizou apenas uma vez no segundo tempo, e o treinador admitiu estar “fazendo um mau trabalho”.
Inter de Milão 2 x 0 Lazio – Giuseppe Meazza, domingo (9)
Com gols de Lautaro Martínez e Piotr Zielinski (anulado depois pelo VAR), a Inter dominou e reassumiu a ponta, empatada em pontos com a Roma.
Parma 2 x 2 Milan – Ennio Tardini, sábado (8)
O Milan abriu 2 a 0, viu o Parma reagir com um golaço de Adrián Bernabé e acabou cedendo empate. Massimiliano Allegri criticou a “falta de maturidade” de sua equipe.
Ligue 1
Lyon 2 x 3 Paris Saint-Germain – Groupama Stadium, domingo (9)
Pela segunda rodada seguida o PSG precisou de gol nos acréscimos para vencer. João Neves marcou o tento decisivo após partida em que os parisienses tiveram 72% de posse, mas criaram pouco.
Outros destaques
- Chelsea 3 x 0 Wolverhampton: vaias no intervalo, virada de postura no segundo tempo, gols de Malo Gusto e participação decisiva do jovem Estêvão.
- Atlético de Madrid 3 x 1 Levante: Antoine Griezmann saiu do banco e marcou duas vezes, garantindo a quarta vitória seguida dos colchoneros.
- Juventus 0 x 0 Torino: Luciano Spalletti testou esquema com Kenan Yildiz e Chico Conceição atrás de Dusan Vlahovic, mas admitiu falta de criatividade no dérbi.
- Tottenham 2 x 2 Manchester United: empate sem brilho; ambas as equipes anotaram nos minutos finais, salvando um ponto cada.
Com a parada para as seleções, os clubes voltam a campo apenas no fim de novembro, já projetando o intenso calendário de fim de ano.
Com informações de ESPN