Nigeria goleia Gabão na prorrogação e avança à final do playoff africano para a Copa de 2026
Rabat (Marrocos), 13 nov. 2025 – A seleção da Nigéria bateu o Gabão por 4 a 1, nesta quinta-feira, e garantiu vaga na decisão do playoff das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2026. A partida, disputada no Estádio Prince Moulay Al Hassan, foi definida apenas na prorrogação.
O confronto era válido pela semifinal da repescagem da Confederação Africana de Futebol (CAF). Após terminar na segunda colocação de seu grupo, a Nigéria precisou recorrer à rota dos playoffs para seguir sonhando com o Mundial.
Como foi o jogo
O placar só foi aberto aos 33 minutos do segundo tempo. Akor Adams aproveitou um passe errado da defesa gabonesa, driblou o goleiro e empurrou para as redes, colocando os Super Eagles na frente.
A resposta do Gabão veio perto do fim do tempo regulamentar. Aos 44, Mario Lemina arriscou da esquerda da área, a bola desviou em um defensor nigeriano e enganou o goleiro Stanley Nwabali, empatando em 1 a 1 e levando a decisão para a prorrogação.
Show de Osimhen no tempo extra
No primeiro tempo extra, aos 7 minutos, Chidera Ejuke recebeu dentro da área e recolocou a Nigéria em vantagem. Cinco minutos depois, Victor Osimhen ampliou, aproveitando sobra na pequena área.
O atacante do Galatasaray ainda marcou de novo aos 5 minutos da etapa final da prorrogação, selando o 4 a 1 e eliminando qualquer chance de reação gabonesa.
Imagem: espn.com
Próximo passo
Com o triunfo, os nigerianos enfrentarão a República Democrática do Congo no domingo, valendo uma vaga no torneio intercontinental de março, que distribuirá seis lugares na Copa.
Bastidores
A preparação da Nigéria foi marcada por um impasse sobre bônus atrasados. O assunto foi solucionado na véspera do jogo, quando o capitão William Troost-Ekong afirmou nas redes sociais que o grupo e a federação haviam chegado a um acordo.
A Nigéria tenta voltar ao Mundial após ficar fora em 2022. Já o Gabão segue sem jamais ter disputado a fase final da competição.
Com informações de ESPN
