Gol de bicicleta faz Ashley Cheatley, do Brentford, concorrer ao Prêmio Marta da FIFA

Josias Junior

A FIFA anunciou nesta segunda-feira (data conforme divulgação) as finalistas ao Prêmio Marta, destinado ao gol mais bonito do futebol feminino na temporada, e a lista inclui a atacante Ashley Cheatley, de 30 anos, do Brentford.

Golaço na FA Cup

A indicação se deve ao gol marcado por Cheatley em novembro do ano passado, na primeira fase da FA Cup, contra o Ascot United. Na jogada, a inglesa dominou com a coxa direita, aplicou um chapéu na defensora e finalizou de bicicleta, abrindo o placar para as Bees, então na quinta divisão inglesa.

Concorrência de peso

Cheatley disputará o prêmio com nomes de destaque mundial, entre eles Mariona Caldentey (Arsenal e Espanha), a atacante do Manchester City e da seleção holandesa Vivianne Miedema e a brasileira Marta, que dá nome à premiação.

Trajetória até a indicação

Apelidada pela torcida de “Cheat Code”, Cheatley chegou ao Brentford vinda do Ashford Town antes da temporada 2024/25. Na campanha passada, balançou as redes 46 vezes em todas as competições e ajudou o clube a subir da sexta para a quinta divisão (London & South East Regional Division 1 North). Em 2024/25, soma dois gols em seis partidas como titular.

Apesar do repertório, a atacante garante que o lance foi instintivo. “Não pensei em nada. Era o único jeito de finalizar de costas para o gol”, contou.

Gol de bicicleta faz Ashley Cheatley, do Brentford, concorrer ao Prêmio Marta da FIFA - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

Vida ligada ao clube

Nascida em uma família de sócios-torcedores, Cheatley mora a poucos metros do G-Tech Community Stadium e também trabalha no suporte técnico da plataforma de ingressos on-line do Brentford. Ela soube da indicação enquanto tomava banho e precisou confirmar a informação com a família. “Ainda parece irreal”, admitiu.

Como será escolhido o vencedor

O vencedor do Prêmio Marta será definido por votação popular combinada com a avaliação de um painel de “lendas da FIFA”. O público pode votar até 28 de novembro.

Com informações de BBC Sport

Compartilhe esta notícia