Cristian Roldan renasce na seleção dos EUA e vira “jogador perfeito” para Pochettino

Josias Junior

Convocado pela primeira vez em dois anos, Cristian Roldan voltou a vestir a camisa da seleção masculina dos Estados Unidos em setembro de 2025, poucos dias depois de ajudar o Seattle Sounders a vencer o Inter Miami de Lionel Messi por 3 a 0 na final da Leagues Cup. A ligação decisiva chegou enquanto o meio-campista de 30 anos estava de férias com a esposa. “Tive de embarcar cerca de cinco horas depois”, contou o jogador à ESPN.

Retorno sob novo comando

Nove meses antes da Copa do Mundo de 2026, o técnico Mauricio Pochettino ainda não havia usado o atleta, que já não aparecia na lista desde a Copa Ouro de 2023. Mesmo atuando na MLS, Roldan ganhou espaço rapidamente: em outubro, deu duas assistências na vitória por 2 a 1 sobre a Austrália e recebeu do treinador o rótulo de “jogador perfeito”.

Evolução no Seattle Sounders

Escolhido na 16.ª posição do SuperDraft de 2015, o californiano começou como ponta, mas foi recuado por Brian Schmetzer no ano passado, quando o elenco sofria com lesões. A mudança para volante deu certo: Roldan passou a “caçar adversários” e liderar a equipe em campo, segundo suas próprias palavras. Em 2025, integrou a seleção da temporada da MLS, brilhou no Mundial de Clubes diante de Paris Saint-Germain e Atlético Madrid e marcou contra o Botafogo.

Histórico na seleção

O meio-campista estreou pelos EUA em 2017, esteve no grupo que disputou a Copa do Mundo de 2022, mas perdeu espaço após errar um pênalti na eliminação para o Panamá, na semifinal da Copa Ouro de 2023. Com o elenco americano cada vez mais dominado por jogadores que atuam na Europa, parecia ter encerrado seu ciclo na seleção.

Confiança renovada

Roldan atribui o renascimento à confiança: “Antes talvez eu não tivesse essa segurança. Agora entro em campo acreditando que posso impactar o jogo”. O goleiro Matt Freese elogiou o papel do companheiro na construção da cultura interna da equipe, valor defendido por Pochettino.

Cristian Roldan renasce na seleção dos EUA e vira “jogador perfeito” para Pochettino - Imagem do artigo original

Imagem: espn.com

Próximos testes

Convocado pela terceira vez consecutiva, o capitão do Seattle disputa amistosos contra Paraguai e Uruguai neste mês. Depois disso, a seleção terá apenas mais uma Data FIFA, em março, antes de Pochettino definir os nomes que levará ao Mundial.

Com informações de ESPN

Compartilhe esta notícia