Sky Sports encerra canal Halo no TikTok após críticas de sexismo
Londres, 4 mar (BBC) — O Sky Sports encerrou no sábado (2) o canal Halo, criado no TikTok para atrair jovens mulheres, depois de apenas três dias no ar. A iniciativa foi alvo de forte reação nas redes sociais, sendo classificada como “condescendente” e “sexista”.
Anunciado na quinta-feira (29), o perfil era apresentado pela emissora como “uma plataforma inclusiva, dedicada para que mulheres apreciem e explorem conteúdos de todos os esportes, amplificando vozes e perspectivas femininas”.
Usuários, porém, reprovaram publicações que associavam temas como “hot girl walks” e matcha a lances de partidas masculinas. Um vídeo que mostrava a jogada de Rayan Cherki para Erling Haaland marcar contra o Bournemouth trazia a legenda: “Como a combinação matcha + hot girl walk bate”.
Críticas apontaram que as postagens infantilizavam torcedoras e minavam avanços obtidos na visibilidade do esporte feminino. A plataforma GirlsontheBall, especializada em futebol feminino, questionou no X (antigo Twitter) o conceito, o tom e até o uso de cores “rosa/pêssego” na identidade visual.
Emily, torcedora entrevistada pela BBC Newsbeat, considerou “realmente prejudicial” o canal se autodenominar “irmã mais nova” do Sky Sports. “Passamos décadas tentando afastar o estereótipo de que o esporte feminino é apenas um apêndice do masculino”, afirmou.
Outra fã, Millie, disse não ver necessidade de um espaço separado: “O que precisamos é de representação igual no conteúdo já existente do Sky Sports, não de um ‘spin-off’ rosa e cintilante”.
Imagem: bbc.com
Apesar do foco declarado em mulheres, muitas publicações destacavam atletas homens. Ainda na sexta-feira, Andy Gill, chefe de mídia social e desenvolvimento de audiência do Sky Sports, chegou a comemorar o lançamento no LinkedIn, mas a emissora recuou no dia seguinte.
Na noite de sábado, restavam apenas dois posts no perfil, um deles com a mensagem: “Nossa intenção com o Halo era criar um espaço, ao lado do canal principal, para novas fãs. Ouvimos o retorno. Não acertamos. Por isso, estamos interrompendo toda atividade neste perfil. Estamos aprendendo e seguimos comprometidos em criar ambientes onde torcedores se sintam incluídos e inspirados”.
Procurada pela BBC, a empresa declarou não ter mais comentários sobre o assunto.
Com informações de BBC News
