A seleção masculina da Escócia garantiu vaga na Copa do Mundo pela primeira vez desde 1998 ao vencer a Dinamarca por 4 a 2, na noite desta terça-feira, no Hampden Park, em Glasgow. O resultado confirmou a liderança do grupo e selou uma classificação histórica.
Gols e festa nos acréscimos
Scott McTominay abriu o placar com um lance descrito por companheiros como “um dos melhores gols da história da equipe”. Nos acréscimos, Kieran Tierney e Kenny McLean marcaram dois belos gols — o segundo, de McLean, foi um chute de antes da linha do meio-campo que encobriu o goleiro Kasper Schmeichel. A vitória provocou celebração intensa entre jogadores e torcedores em Glasgow.
Robertson lembra Diogo Jota
Capitão e lateral esquerdo, Andy Robertson, 31 anos, dedicou a classificação ao ex-companheiro de Liverpool Diogo Jota, que morreu em um acidente de trânsito no ano passado. “Hoje eu estava em pedaços. Pode ser minha última chance de disputar uma Copa e não tirei o Jota da cabeça. Sei que ele está sorrindo para mim”, afirmou o defensor, emocionado. Robertson também citou o discurso motivacional do técnico Steve Clarke antes da partida e brincou que pretende comemorar “com um vinho tinto” ao lado de Kenny Dalglish.
McGinn: “Achei que iríamos para a repescagem”
Autor de constantes autocríticas, o meio-campista John McGinn admitiu que a equipe “não jogou bem”, mas destacou a entrega do grupo. “No minuto 91 eu já pensava na repescagem. Aí veio o chute do KT (Tierney). Nunca vou sentir algo igual em um estádio”, declarou.
Gordon comemora após quase se aposentar
Goleiro da seleção desde 2004, Craig Gordon lembrou que cogitou encerrar a carreira na última pré-temporada e foi convencido a continuar por Clarke. “Foram 21 anos na seleção. Passar por tudo isso e terminar com uma noite dessas é incrível”, disse o jogador, que terá 43 anos no Mundial.
Autoria dos gols decisivos
Substituído no segundo tempo, Kieran Tierney descreveu o momento do seu gol como “uma das melhores sensações da vida”. Já Kenny McLean contou que pensou duas vezes antes de arriscar do meio-campo. “O KT disse que fiz o terceiro melhor gol da noite, e foi um baita gol”, brincou.
Imagem: bbc.com
Aniversário especial para Ferguson
No banco de reservas, o meio-campista Lewis Ferguson revelou que o jogo coincidiu com o terceiro aniversário da filha. “Fiquei chateado por não passar o dia com ela, mas vê-la depois da partida compensou tudo”, afirmou.
Com a vaga assegurada, a Escócia volta a disputar a Copa do Mundo após 26 anos de ausência, coroando uma geração que se notabilizou pela persistência até o último minuto.
Com informações de BBC Sport