Haiti garante vaga na Copa do Mundo de 2026 mesmo sem técnico pisar no país

Josias Junior

A seleção do Haiti selou a classificação para a Copa do Mundo de 2026 ao derrotar a Nicarágua por 2 a 0, na terça-feira, 19 de novembro de 2025. O triunfo, obtido em Willemstad, Curaçao, encerrou uma campanha surpreendente nas Eliminatórias e foi suficiente para assegurar a liderança do Grupo C, à frente de Honduras e Costa Rica.

Será a primeira participação haitiana no torneio em 52 anos; a anterior ocorreu em 1974, na Alemanha Ocidental. Desde o terremoto de 2010, o país enfrenta episódios frequentes de violência e instabilidade política, situação que obrigou a federação a mandar todas as partidas a cerca de 800 quilômetros de distância, em solo curacense.

O técnico francês Sébastien Migné, contratado para conduzir o projeto, ainda não esteve no território haitiano. “É impossível porque é perigoso demais”, declarou à revista France Football. “Costumo viver nos países em que trabalho, mas aqui não há voos internacionais pousando.”

A convocação haitiana é formada exclusivamente por atletas que atuam no exterior. O meio-campista Jean-Ricner Bellegarde, nascido na França e jogador do Wolverhampton, lidera o grupo. A federação também tenta convencer o atacante do Sunderland Wilson Isidor a defender a seleção caribenha. “Disputar a Copa sempre será um sonho”, disse o jogador ao jornal L’Équipe, ressaltando que ainda não definiu se optará por França ou Haiti.

Com informações de ESPN

Compartilhe esta notícia