A atualização do ranking da FIFA publicada nesta quarta-feira, 19 de novembro de 2025, definiu os 12 cabeças de chave do sorteio da Copa do Mundo de 2026, marcado para 5 de dezembro no Kennedy Center, em Washington, D.C. O evento contará com a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Os coanfitriões Estados Unidos, Canadá e México estarão no Pote 1 ao lado de Espanha (líder do ranking), Argentina (atual campeã), França, Inglaterra, Portugal, Brasil, Países Baixos, Bélgica e Alemanha. A Croácia, semifinalista em 2022 e vice-campeã em 2018, foi rebaixada para o Pote 2.
Playoffs europeus
O novo ranking também definiu o emparelhamento dos 22 times que disputarão as seis vagas restantes no torneio de 48 seleções. Na Europa, 16 seleções brigarão por quatro lugares em mata-matas realizados em março.
A Itália, 12.ª colocada no ranking e quatro vezes campeã mundial, volta a enfrentar a repescagem após terminar atrás da Noruega em seu grupo. Os italianos serão sorteados para jogar em casa contra uma equipe do Pote 4, podendo reeditar o confronto de 2022 contra a Macedônia do Norte. O vencedor avança a uma final, em jogo único, cinco dias depois, contra o time que sair do duelo entre cabeças de chave dos Pot 2 e 3. O mando de campo dessas finais será definido no sorteio de quinta-feira.
Pot 1: Itália, Dinamarca, Turquia, Ucrânia
Pot 2: Polônia, País de Gales, Tchéquia, Eslováquia
Pot 3: República da Irlanda, Albânia, Bósnia e Herzegovina, Kosovo
Pot 4: Irlanda do Norte, Romênia, Suécia, Macedônia do Norte
Repescagem intercontinental
No caminho intercontinental, Iraque e República Democrática do Congo são os cabeças de chave e aguardam os vencedores dos confrontos entre Bolívia, Jamaica, Nova Caledônia e Suriname para definir as duas últimas vagas no Mundial.
Imagem: espn.com
Seeded: RD Congo, Iraque
Unseeded: Bolívia, Jamaica, Nova Caledônia, Suriname
As quatro seleções que avançarem pelos playoffs europeus entrarão no Pote 4 do sorteio principal em 5 de dezembro.
Com informações de ESPN