Pressão sobre Arne Slot aumenta após nova goleada sofrida pelo Liverpool

Josias Junior

O técnico Arne Slot vive seu momento mais delicado no comando do Liverpool depois da derrota por 3 a 0 para o Nottingham Forest, no sábado (data do jogo), em Anfield. O resultado marcou a segunda partida consecutiva da equipe na Premier League com revés por três ou mais gols – algo que não ocorria desde abril de 1965, quando Bill Shankly ainda dirigia o clube.

O tropeço foi o sexto em sete rodadas e deixou os atuais campeões ingleses apenas na 12ª posição, a 11 pontos do líder Arsenal. O presidente Tom Werner acompanhou a partida nas tribunas e testemunhou o desempenho considerado preocupante.

Contratações caras sem retorno

Boa parte da pressão recai sobre os reforços Alexander Isak e Florian Wirtz, contratados por 125 milhões de libras e 116 milhões de libras, respectivamente. O sueco, vindo do Newcastle, teve atuação apagada, com apenas 14 toques na bola antes de ser substituído aos 68 minutos. Wirtz, que ainda não marcou nem deu assistências na liga, ficou fora por lesão.

Enquanto isso, Hugo Ekitike, principal artilheiro do time com seis gols, começou no banco e entrou somente aos 55 minutos, atuando aberto pela esquerda. A falta de espaço para escalar Isak e Ekitike juntos levanta dúvidas sobre o aproveitamento do investimento de quase 200 milhões de libras na dupla de atacantes.

Salah em debate

Em podcast da BBC, Wayne Rooney sugeriu que Mohamed Salah poderia perder a vaga entre os titulares devido à pouca contribuição defensiva. Slot já deixou o egípcio no banco duas vezes na Liga dos Campeões – derrota para o Galatasaray e vitória sobre o Eintracht Frankfurt –, mas o camisa 11 voltou a ser um dos poucos destaques contra o Forest, embora tenha caído de rendimento na etapa final. A ausência do atacante é certa em dezembro, quando ele disputará a Copa Africana de Nações.

Meio-campo e laterais em xeque

A formação que garantiu o título na temporada passada, com Ryan Gravenberch, Alexis Mac Allister e Dominik Szoboszlai dominando o meio, perdeu equilíbrio após a entrada de Wirtz. Para cobrir o buraco na lateral direita deixado pela saída de Trent Alexander-Arnold e novas lesões de Conor Bradley e Jeremie Frimpong, Szoboszlai tem sido improvisado no setor, reduzindo sua influência ofensiva.

Pressão sobre Arne Slot aumenta após nova goleada sofrida pelo Liverpool - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

Os reforços para as laterais custaram 70 milhões de libras, mas Frimpong, mais confortável como ala, e Milos Kerkez, do lado esquerdo, ainda não convenceram. Joe Gomez e até Curtis Jones aparecem como opções internas que poderiam liberar Szoboszlai para o meio.

Defesa sofre sem reforço

A tentativa de contratar o zagueiro Marc Guehi, do Crystal Palace, por 35 milhões de libras no último dia da janela falhou. Sem o inglês, a dupla Virgil van Dijk e Ibrahima Konaté segue sem concorrência direta, e o francês vive má fase. O Liverpool já sofreu 20 gols em 12 partidas na liga – contra oito no mesmo período do ano passado – e viu a bola entrar nove vezes em lances de bola parada, igualando todo o número cedido na temporada anterior.

Com problemas nas duas extremidades do campo e investimento próximo de 450 milhões de libras desde o último mercado, Slot precisa encontrar rapidamente soluções para retomar o caminho das vitórias e dissipar a crescente pressão em Anfield.

Com informações de BBC Sport

Compartilhe esta notícia