A última atualização do ranking mundial da FIFA, divulgada nesta sexta-feira (17 de outubro de 2025), manteve a Espanha na liderança e recolocou a Alemanha entre as dez melhores seleções do planeta. A equipe germânica subiu duas posições, aparecendo em 10º lugar após vitórias consecutivas nas Eliminatórias diante de Luxemburgo e Irlanda do Norte. No mês passado, os alemães haviam estreado na competição com derrota para a Eslováquia.
Com o avanço, a seleção tetracampeã mundial fica mais próxima de garantir lugar entre os 12 cabeças de chave do sorteio da Copa do Mundo de 2026, marcado para 5 de dezembro. Os cabeças de chave serão os três países-sede — Estados Unidos, Canadá e México — e os nove melhores classificados no ranking de novembro que tenham vaga direta no torneio.
Atualmente em 9º, a Itália tende a disputar a repescagem europeia em março como segunda colocada de seu grupo, liderado pela Noruega. Caso isso se confirme, a equipe classificada em 10º lugar — posição ocupada agora pela Alemanha — deve herdar a condição de cabeça de chave e evitar outras potências logo na fase de grupos do Mundial, que será disputado de 11 de junho a 19 de julho.
Logo atrás da Espanha aparecem Argentina (2ª), França (3ª), Inglaterra (4ª), Portugal (5ª), Países Baixos (6º), Brasil (7º) e Bélgica (8º). A Croácia, vice-campeã em 2018 e semifinalista em 2022, caiu para 11º após empatar com a Chéquia na rodada passada das Eliminatórias.
O ranking também definirá a composição dos potes 2 e 3 do sorteio. Já o pote 4 reunirá os seis piores classificados que obtiverem vaga direta, além de seis posições reservadas aos vencedores de repescagens marcadas para março. Quatro dessas vagas serão europeias, enquanto outras duas sairão de um minitorneio internacional que terá, entre os participantes, Bolívia e Nova Caledônia.
Imagem: espn.com
A lista divulgada nesta sexta confirmou ainda os duelos do play-off africano que definirá o representante do continente na repescagem intercontinental: Nigéria enfrenta Gabão, e Camarões pega Congo.
Com informações de ESPN