Cristiano Ronaldo poderá atuar pela seleção portuguesa na primeira partida da Copa do Mundo de 2026, marcada para o próximo verão nos Estados Unidos, apesar da expulsão sofrida contra a República da Irlanda pelas Eliminatórias.
O atacante de 40 anos recebeu cartão vermelho direto por atingir com o cotovelo as costas do defensor Dara O’Shea na derrota de Portugal por 2 a 0, no início deste mês. Condenado por conduta violenta, ele foi punido com três jogos de suspensão, mas a Federação Internacional de Futebol (Fifa) manteve apenas o primeiro duelo da pena e suspendeu os outros dois por um ano.
A decisão considerou o fato de essa ter sido a primeira expulsão de Ronaldo em 226 partidas pela seleção. Assim, o craque cumpriu a suspensão automática na vitória sobre a Armênia, em 16 de novembro, e está apto para todos os compromissos do Mundial.
Em nota, a Fifa alertou que “caso Cristiano Ronaldo cometa nova infração de natureza e gravidade semelhantes durante o período de prova, a suspensão prevista será automaticamente reativada e os dois jogos restantes deverão ser cumpridos de imediato”.
Imagem: bbc.com
Ronaldo marcou cinco gols nas Eliminatórias, contribuindo para que Portugal vencesse o Grupo F e garantisse presença em sua sétima Copa do Mundo consecutiva. O sorteio que definirá os grupos do torneio com 48 seleções será realizado em 5 de dezembro, com transmissão ao vivo pela BBC.
Com informações de BBC Sport