O marroquino Achraf Hakimi, lateral-direito do Paris Saint-Germain, e a meia Ghizlane Chebbak, capitã da seleção feminina de Marrocos, conquistaram nesta segunda-feira (22) o prêmio de Jogador e Jogadora Africana do Ano de 2025 da Confederação Africana de Futebol (CAF). A cerimônia foi realizada em Rabat, capital marroquina.
Hakimi, de 27 anos, superou o egípcio Mohamed Salah e o nigeriano Victor Osimhen. Na temporada passada, o defensor ajudou o PSG a erguer o título francês e, pela primeira vez, a Liga dos Campeões, marcando o gol que abriu a vitória por 5 a 0 sobre a Inter de Milão na final. O clube também faturou a Supercopa da Uefa, a Coupe de France e a Supercopa da França, mas foi vice-campeão do Mundial de Clubes diante do Chelsea.
Hakimi é o primeiro marroquino a receber o prêmio desde Mustapha Hadji, eleito em 1998. “É uma honra ganhar este troféu. Ele representa todos os africanos que sonham”, declarou o jogador, que se recupera de lesão nos ligamentos do tornozelo sofrida na partida contra o Bayern de Munique pela atual Liga dos Campeões. A contusão coloca em dúvida sua presença na Copa Africana de Nações de 2025, que será disputada em solo marroquino.
No futebol feminino, Chebbak, de 35 anos, levou a melhor sobre a nigeriana Rasheedat Ajibade e a compatriota Sanaa Mssoudy. Artilheira da edição atrasada da Copa Africana de Nações Feminina de 2024, a meia balançou as redes na decisão contra a Nigéria, derrota marroquina por 3 a 2. Ela se tornou a primeira marroquina a vencer o prêmio desde a criação da categoria, em 2001. “Este reconhecimento é fruto de muito trabalho ao longo dos anos”, afirmou.
Demais premiados
Treinador masculino do ano: Bubista (Cabo Verde) – levou os Tubarões Azuis à inédita classificação para a Copa do Mundo de 2026.
Goleiro masculino do ano: Yassine Bonou (Al-Hilal & Marrocos)
Goleira feminina do ano: Chiamaka Nnadozie (Brighton & Nigéria) – terceiro prêmio consecutivo.
Seleção masculina do ano: Marrocos Sub-20
Seleção feminina do ano: Nigéria
Clube masculino do ano: Pyramids (Egito)
Imagem: bbc.com
Jogador interclubes do ano: Fiston Mayele (Pyramids & RD Congo)
Jogador jovem do ano: Othmane Maamma (Watford & Marrocos)
Jogadora jovem do ano: Doha El Madani (AS FAR & Marrocos)
Gol do ano: Clément Mzize (Young Africans) contra o TP Mazembe – escolha do público.
Os prêmios de treinadora, jogadora interclubes e clube feminino do ano serão anunciados após o encerramento da Liga dos Campeões Feminina da CAF de 2025.
Também receberam distinções honoríficas os presidentes William Ruto (Quênia), Samia Suluhu Hassan (Tanzânia) e Yoweri Museveni (Uganda), em reconhecimento à coorganização do Campeonato Africano das Nações (CHAN) de 2024. O trio prepara a realização da Copa Africana de Nações de 2027.
Com informações de BBC Sport