Kane atinge 400º gol por clubes e Bayern derrota Dortmund no Klassiker

Josias Junior

Harry Kane alcançou a marca de 400 gols em clubes neste sábado (18), ao abrir o placar na vitória do Bayern de Munique por 2 a 1 sobre o Borussia Dortmund, pela Bundesliga. O clássico, disputado na Allianz Arena, representou a primeira derrota do time aurinegro no campeonato.

O inglês balançou a rede aos 22 minutos, de cabeça, após cobrança de escanteio de Joshua Kimmich. Foi o 22º gol de Kane na temporada somando clube e seleção, além de estender sua sequência artilheira na Bundesliga para cinco partidas — nove gols nesse período.

Marca histórica

Aos 32 anos, o centroavante soma agora 104 gols em 107 jogos com a camisa bávara, desde sua chegada vindo do Tottenham Hotspur em agosto de 2023. Antes, havia marcado 280 vezes pelo clube londrino e também passou por empréstimos a Millwall (9 gols), Leyton Orient (5) e Leicester City (2).

Defendendo a seleção inglesa, Kane tem 76 gols, recorde que foi ampliado na terça-feira, quando marcou duas vezes contra a Letônia e confirmou a classificação para a Copa do Mundo de 2026. O gol deste sábado manteve sua série pessoal de nove partidas consecutivas balançando as redes por clube e seleção.

Atuação polivalente

Escalado em posição mais recuada, atuando atrás do atacante Nicolas Jackson — emprestado pelo Chelsea —, Kane comentou a mudança: “Provavelmente joguei de 6, 8 e 10”, brincou. “Gosto desse lado diferente do meu jogo. Ainda consegui marcar, mas o foco foi ajudar na marcação, disputas de bola e passes em profundidade.”

Como foi o jogo

O camisa 9 iniciou a primeira grande chance do confronto ao escapar da pressão de dois atacantes do Dortmund e acionar o contra-ataque que terminou com finalização de Michael Olise, defendida por Gregor Kobel. No rebote, Luis Díaz parou novamente no goleiro. Antes do intervalo, Olise ainda acertou a trave esquerda.

O Dortmund voltou melhor na segunda etapa. Felix Nmecha quase empatou, Serhou Guirassy finalizou por cima e Karim Adeyemi não aproveitou erro raro de Kimmich.

Mesmo assim, o Bayern ampliou aos 79 minutos: Olise se antecipou a Jobe Bellingham na pequena área e empurrou para o gol, após lançamento cruzado de Kane para Díaz. Logo em seguida, o recém-entrado Julian Brandt descontou para os visitantes, mas o time de Munique segurou a vantagem para conquistar a 11ª vitória consecutiva em todas as competições.

“Após a Data Fifa, o primeiro jogo costuma ser complicado. Muitos chegaram só na quarta ou quinta-feira. Controlamos bem por 50, 60 minutos; poderíamos ter feito 2 ou 3 a 0. Quando se dá chance a um rival desse nível, o jogo fica difícil”, avaliou Kane.

Com informações de ESPN

Compartilhe esta notícia