O Manchester City deu um passo importante na corrida pelo título ao derrotar o atual campeão Liverpool por 3 a 0, neste domingo (9 de novembro de 2025), no Etihad Stadium, em jogo válido pela 12ª rodada da Premier League.
Como foi o jogo
A equipe de Pep Guardiola iniciou em ritmo forte e teve a chance de abrir o placar logo aos 9 minutos, quando Erling Haaland cobrou pênalti defendido por Giorgi Mamardashvili. O norueguês, porém, se redimiu aos 24: Matheus Nunes cruzou da direita e Haaland subiu mais que Ibrahima Konaté para cabecear no canto, marcando o primeiro gol da partida.
Aos 34, Virgil van Dijk chegou a empatar, mas o árbitro anulou o lance ao considerar Andrew Robertson em posição de impedimento por atrapalhar o goleiro Gianluigi Donnarumma. O castigo para os visitantes veio aos 44: Nico González arriscou de fora da área, a bola desviou em Van Dijk e enganou Mamardashvili, ampliando para 2 a 0.
Na etapa final, Jérémy Doku transformou a vantagem em goleada. Aos 62, o belga cortou da esquerda para o centro e finalizou de direita, acertando o ângulo e fechando o marcador em 3 a 0.
Situação na tabela
Com o resultado, o City sobe para a segunda colocação, somando 27 pontos, quatro a menos que o líder Arsenal, que empatou com o Sunderland no sábado. O Liverpool permanece com 23 pontos, agora quatro atrás dos Citizens e oito dos Gunners.
Semana perfeita dos Citizens
A vitória completa uma sequência de três triunfos em sete dias, após os resultados positivos contra AFC Bournemouth e Borussia Dortmund. Além do bom momento na liga, o time de Guardiola está no topo do grupo da Champions League e tem quartas de final da Copa da Liga marcadas contra o Brentford no próximo mês.
Momento complicado para os Reds
O Liverpool chegou ao quinto revés em 11 jogos na Premier League 2025/26. A equipe de Arne Slot perdeu todas as vezes em que sofreu o primeiro gol. O setor defensivo, que havia segurado Aston Villa e Real Madrid nas partidas anteriores, voltou a falhar: Konaté foi superado por Haaland no lance do 1 a 0, Conor Bradley encontrou dificuldades para conter Doku e Robertson precisou ser substituído por Milos Kerkez no segundo tempo.
Imagem: espn.com
Destaques individuais
Jérémy Doku: eleito melhor em campo, participou diretamente do pênalti sofrido, criou jogadas constantes pela esquerda e marcou um golaço aos 62 minutos.
Erling Haaland: mesmo após desperdiçar pênalti, chegou ao 19º gol na temporada (14º na liga) e soma 99 gols em 108 partidas de Premier League, a um de se tornar centenário — marca que Alan Shearer alcançou em 124 jogos.
Mohamed Salah: o egípcio, de 33 anos, finalizou três vezes e não acertou o alvo. Apesar de ter marcado nas duas rodadas anteriores, não conseguiu repetir o desempenho e saiu de campo sem participação decisiva.
O Manchester City volta a campo após a Data FIFA, enquanto o Liverpool espera contar com o retorno do goleiro Alisson Becker para tentar reagir na sequência da temporada.
Com informações de ESPN