Norwich City registra prejuízo de £20,7 milhões e queda de faturamento sem verba da Premier League

Josias Junior

O Norwich City divulgou um prejuízo antes dos impostos de £20,7 milhões no balanço referente aos 12 meses encerrados em 30 de junho.

O valor é £6,3 milhões superior ao registrado no período anterior. A receita total recuou de £73,1 milhões para £39,3 milhões, reflexo do fim dos pagamentos de “parachute” da Premier League.

Apesar do déficit, o clube obteve lucro de £23,2 milhões com transferências de jogadores, acréscimo de £9,8 milhões em relação a 2023-24.

Situação administrativa e esportiva

O relatório contempla a aquisição da agremiação pelo grupo Norfolk FB Holdings, do empresário Mark Attanasio. A publicação ocorre enquanto a equipe ocupa a zona de rebaixamento da Championship.

A diretora executiva, Zoe Webber, afirmou que todos no clube reconhecem a necessidade de “evolução positiva em campo”. “Nos primeiros meses da temporada, ficamos frustrados porque o bom trabalho no centro de treinamento não se refletiu em resultados”, declarou.

Mudança no comando técnico

Após terminar a temporada passada na 13ª colocação, 11 pontos atrás da zona de play-offs, o Norwich demitiu o então treinador Johannes Hoff Thorup e contratou o norueguês de nascimento local Liam Manning. Até agora, a equipe perdeu todos os jogos em casa e somou apenas nove pontos em 14 rodadas da segunda divisão.

Manning recebeu apoio público do acionista majoritário Attanasio em programa especial da BBC Radio Norfolk. No relatório, o diretor de futebol Ben Knapper disse que o técnico “é o melhor candidato para alcançar o objetivo principal de voltar à Premier League”.

Norwich City registra prejuízo de £20,7 milhões e queda de faturamento sem verba da Premier League - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

Knapper reconheceu “um início extremamente desafiador e decepcionante”, mas afirmou acreditar que as mudanças no elenco “colocarão o clube em boa posição por muitos anos”. Segundo ele, “a importância de resultados imediatos não se perdeu para ninguém”.

Números de torcida e folha salarial

A média de público em Carrow Road na última temporada foi de 26.316 torcedores, incremento de pouco mais de 200 em relação ao campeonato anterior. O número de carnês anuais vendidos subiu para 20.339, contra 20.020.

O relatório também indica que os gastos com salários passaram a representar 122% do faturamento, ante 71% no ciclo anterior.

Fundado em 1902, o Norwich City recebe o Leicester City em seus domínios no próximo sábado.

Com informações de BBC Sport

Compartilhe esta notícia