27/11/2022

Brasil x Suíça: saiba tudo sobre o segundo jogo da seleção na Copa do Mundo 2022

Lucas Figueiredo/CBF

Depois de estrear com boa atuação e vitória sobre a Sérvia, o Brasil volta a campo nesta segunda-feira em busca da classificação antecipada às oitavas de final da Copa do Mundo. A seleção brasileira encara a Suíça, que também venceu na primeira rodada, às 13h (de Brasília).

Problemas para Tite

Para a partida contra a Suíça, o técnico Tite terá dor de cabeça para escalar a seleção brasileira. Isso porque Neymar e Danilo sofreram entorse no tornozelo na primeira rodada e devem perder toda fase de grupos. Além dele, Lucas Paquetá também pode ser desfalque por conta de uma gripe.

“A definição da equipe já foi feita, mas tenho por hábito, de agora (risos), passar na hora do jogo. Em termos estratégicos você consegue fazer algumas mudanças comportamentais ou de características de atletas. O Militão já jogou nessa função, tem característica para tal, e o Dani é um construtor, fora a qualidade técnica e de liderança que tem. Moral da história? Não vou dizer quem vai jogar”, disse Tite em coletiva neste domingo.

A expectativa é que o Brasil vá a campo com a seguinte formação: Alisson, Éder Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred), Rodrygo, Raphinha e Vinicius Jr; Richarlison.

Como vem a Suíça?

Candidata a passar de fase, a Suíça vem com o retrospecto embaixo do braço e espera repetir a Copa de 2018. Na ocasião, os suíços arrancaram um empate em 1×1 com a seleção brasileira, com gol extremamente polêmico, em jogo válido também pela fase de grupos.

A provável escalação da Suíça tem: Sommer; Widmer, Akanji, Elvedi e Ricardo Rodríguez; Freuler, Xhaka, Shaqiri, Sow e Rubén Vargas; Embolo.

Retrospecto duro

O Brasil nunca venceu a Suíça em jogos oficiais e enfrenta dificuldade no confronto. Ao todo são nove partidas, sendo apenas três vitórias brasileiras, duas vitórias da Suíça e quatro empates.

  • Brasil 2×2 Suíça – 28/6/1950 (Copa do Mundo)
  • Suíça 1×1 Brasil – 11/4/1956 (Amistoso)
  • Brasil 2×0 Suíça – 21/12/1980 (Amistoso)
  • Brasil 1×1 Suíça – 19/5/1982 (Amistoso)
  • Suíça 1×2 Brasil – 17/6/1983 (Amistoso)
  • Suíça 1×0 Brasil – 21/6/1989 (Amistoso)
  • Suíça 1×2 Brasil – 15/11/2006 (Amistoso)
  • Suíça 1×0 Brasil – 14/8/2013 (Amistoso)
  • Brasil 1×1 Suíça – 17/6/2018 (Copa do Mundo)

Onde assistir?

A partida entre Brasil x Suíça será transmitida pela Globo com narração de Galvão Bueno e comentários de Ana Thais Matos, Júnior e Roque Jr. O jogo também será exibido ao vivo pelo SporTV, Globoplay, Cazé TV e Fifa+.