20/03/2020

Clubes que estão oferecendo estádios para ajudar no combate ao COVID-19

Diante do aumento de casos do coronavírus no Brasil, um dos grandes problemas está com a situação da rede pública e privada de saúde, que não está preparada para um provável colapso.

Uma alternativa para suprir a necessidade de leitos e outras ações de combate ao Covid-19 está partindo dos próprios clubes brasileiros.

Como todos os campeonatos estão pausados, grandes clubes estão oferecendo estádios e centros de treinamento para abrigar atuais e futuros pacientes em tratamento, para que clínicas e hospitais não fiquem sobrecarregados e compliquem ainda mais a situação.

Muitos estão colocando suas instalações à disposição de autoridades estaduais e municipais.

Entre estes clubes estão o Corinthians, Santos, Atlético Paranaense, Bahia e outros. A informação foi transmitida através de seus perfis oficiais no Twitter.

Saiba quais são os clubes que iniciaram esta ação:

Corinthians

O clube paulista está disponibilizando às autoridades de saúde, a sede social do Parque São Jorge e o CT Joaquim Grava. No Twitter eles publicaram que o clube tem uma tradição de solidariedade e que estas sedes estão disponíveis para o enfrentamento contra o coronavírus.

Athletico PR

Para enfrentar o surto de coronavírus, o Athletico está disponibilizando às autoridades de saúde de Curitiba e também para o Estado do Paraná, o CT Alfredo Gottard e também o estádio da Arena da Baixada.

O clube informou através de seu Twitter, que os agentes poderão usar conforme for necessário, principalmente em relação a vacinação e/ou tratamento de pessoas que estão com Covid-19.

Botafogo

O Botafogo também anunciou que toda a infraestrutura do Estádio Nilton Santos estão à disposição das autoridades de saúde do Rio de Janeiro. O clube ainda informou que sabe de sua responsabilidade social neste momento tão complicado e que esta é uma ação bem necessária.

Bahia

O Bahia publicou em seu Twitter que um de seus CTs, o Fazendão, está a disposição do governo para receber pacientes com coronavírus pelo tempo que precisar. A Secretaria de Saúde do Estado já aprovou o local que tem 125 mil m², três pavilhões com diversas salas e 28 quartos.

Cruzeiro

Já o Cruzeiro está disponibilizando às autoridades de saúde de Minas Gerais o parque esportivo do Barro Preto e também a Sede Campestre. A informação também veio do Twitter e visa o combate ao COVID-19.

Todos os detalhes estão no site oficial do Clube.

Juventude

Já o clube gaúcho Juventude, está disponibilizando à prefeitura de Caxias do Sul, o seu ginásio coberto. No Twitter eles dizem estar procurando serem colaborativos em um momento tão difícil.

O ginásio fica no Centro de Treinamentos da equipe e a instrução é que a prefeitura faça o seu uso da forma que julgar mais conveniente.

São Paulo

O tricolor paulista sabe que o epicentro da doença no Brasil é São Paulo e que a melhor forma de contribuir para o tratamento é disponibilizar toda sua estrutura.

Até mesmo o estádio do Morumbi segue a disposição das autoridades para o tratamento contra o coronavírus.

Náutico

O Náutico publicou em seu Twitter que está colocando a disposição todas as instalações do seu Centro de Treinamento, inclusive leitos, restaurantes e salas médicas.

“Tudo está à disposição do Poder Público, onde o governo de Pernambuco poderá usar a estrutura durante o enfrentamento do coronavírus, sob a coordenação da área de saúde do estado”.

Santos

O clube paulista Santos, assim como o São Paulo, colocou toda sua estrutura à disposição da secretaria de saúde. “Estamos na luta contra o novo Coronavírus e todas as dependências poderão ser utilizadas pela secretaria de Saúde de Santos”.

Até o momento estes são os clubes que estão disponibilizando suas estruturas, mas a tendência é que outros possam aderia à iniciativa para que este problema se resolva o mais cedo possível.