17/11/2022

Copa do Mundo 2022: confira os possíveis caminhos do Brasil até o hexa

A exatamente uma semana da estreia do Brasil na Copa do Mundo, o Futebolaovivo traz todas as possibilidades da seleção rumo ao hexa. O primeiro desafio será contra a Sérvia, no dia 24, às 16h (de Brasília).

Confira a tabela completa da fase de grupos

No Grupo G, o Brasil começa a caminha pelo sexto título mundial com os seguintes desafios: Sérvia, Suíça e Camarões. Esses são os três adversários que dividem o grupo com a seleção. A primeira pedreira pode vir já nas oitavas de final.

Oitavas de final:

O Brasil enfrenta obrigatoriamente uma seleção do Grupo H, que tem Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul. Caso lidere o grupo, enfrentará o segundo colocado ou vice-versa. Ou seja, pode haver um confronto sul-americano ou até mesmo contra Portugal, que é vista como candidata ao título.

Quartas de final:

Classificado às quartas, a seleção brasileira terá dois cenários possíveis. Se tiver sido primeiro colocado na fase de grupos, o Brasil pode encarar o 1º colocado do Grupo E ou o 2º colocado do Grupo F.

O outro cenário, com o Brasil classificando em segundo do grupo, colocaria o 2º colocado do Grupo E ou o 1º do Grupo F como possibilidades.

Grupo E tem Alemanha, Espanha, Costa Rica e Japão. Já o Grupo F tem Bélgica, Canadá, Croácia e Marrocos. Ou seja, existe a chance de uma revanche da Copa de 2018, onde a seleção foi eliminada pelos belgas nesta mesma fase.

Semifinal:

Na semifinal, o leque mais amplo e com possibilidade real de um clássico contra a Argentina. Caso avance em primeiro, o Brasil pode enfrentar as seguintes seleções:

1º do Grupo A (Holanda, Equador, Catar e Senegal)
2º do Grupo B (Inglaterra, Irã, Gales ou Estados Unidos)
1º do Grupo C (Argentina, México, Polônia ou Arábia Saudita)
2º do Grupo D (França, Dinamarca, Austrália ou Tunísia)

Caso classifique em segundo, os adversários acima se inverteriam. Ou seja, 2º do Grupo A, 1º do Grupo B, 2º do Grupo C e 1º do Grupo D.

Final da Copa do Mundo

A final da Copa do Mundo 2022 é uma caixinha de surpresas, mas caso as favoritas se classifiquem como o esperado, há possibilidade do Brasil enfrentar seleções como França, Inglaterra, Portugal, Espanha e Bélgica na grande decisão valendo o hexa.