19/12/2022

Fifa cogita Palmeiras no Mundial de Clubes, mas esbarra em veto do Real Madrid; entenda

Reprodução

Depois de muito imbróglio e especulação, a Fifa confirmou o Mundial de Clubes no Marrocos entre os dias 1 e 11 de fevereiro. O torneio terá o Flamengo, campeão da Libertadores, e o Real Madrid, campeão da Champions League, como seus principais times. Porém, chegou a cogitar a participação do Palmeiras.

De acordo com o jornalista Flávio Ricco, do R7, a Fifa estudou realizar o Mundial de Clubes no Brasil e o Palmeiras seria o convidado como representante do país-sede. Vale lembrar que o Verdão disputou o torneio nos anos de 2020 e 2021 após o bi da Libertadores.

No entanto, a disputa do Mundial de Clubes no Brasil foi vetada pelo Real Madrid. Com as oitavas de final da Champions League marcada para o dia 21 de fevereiro, o Real não aceitou uma viagem para o Brasil e, por isso, Marrocos foi tida como sede final.

O Mundial de Clubes 2022, que será realizado apenas em 2023, tem Flamengo, Real Madrid e outros três clubes classificados. São eles: Wydad Casablanca (África), Seattle Sounders (América do Norte) e Auckland City (Oceania).

O Al-Ahly, do Egito, deve ser convidado como vice-campeão africano, pois o Casablanca é o atual campeão da África e é do país-sede.

Esse deve ser o último Mundial de Clubes no formato atual. Durante a reta final da Copa, o presidente da Fifa também anunciou a criação do novo torneio com 32 times, que irá ter sua primeira edição em 2025.

Algumas questões ainda estão em aberto como o número de times da América da Sul. Na primeira sinalização da Fifa, o continente ficaria com seis vagas. A Conmebol pretende pedir oito. 12 vagas seriam da Europa. Os critérios de quem será convidado para a disputa ainda também não foi anunciado. Logo, apesar de confirmado, o projeto é bem embrionário e cheio de pontas soltas.