27/03/2020

Líder do Paulistão, Santo André deve ser duramente afetado por pausa no campeonato

O Santo André será um dos clubes mais afetados por consequência do surto de coronavírus no Brasil. O clube é hoje o líder do Campeonato Paulista, mas assim que o período de quarentena terminar, não terá mais estádio, boa parte do elenco e alguns da diretoria.

Isso pode gerar consequências catastróficas no clube, podendo até mesmo ter que fechar as portas, já que sem jogos, a receita acaba sendo muito baixa e as dívidas devem se acumular.

O Santo André não deve ter mais estádio, porque a prefeitura está adaptando o Estádio Municipal Bruno José Daniel para que ele se torne um hospital a partir do dia 25 de abril.

O Ministério da Saúde já informou que abril será o pior mês em relação a pandemia e diversos leitos estão sendo mobilizados em estádios por todo o país.

Clubes brasileiros devem aguentar no máximo três meses sem jogos.

Jogadores e demissões

Outro problema para o Santo André será em relação ao elenco. As demissões em massa também chegaram ao clube e até o próximo dia 15 de abril a informação é de que apenas 4 jogadores devem ser mantidos.

Entre eles o goleiro Luiz, que vem da Copa Paulista de 2019, o volante Dudu Vieira, o meia Guilherme Garré e o zagueiro Héliton.

Uma “surpresa” é com relação ao diretor executivo, Edgar Montemor, que também terá o seu contrato encerrado.

Como o futuro é muito incerto em todos os ramos, inclusive dos campeonatos de futebol, o Santo André acaba não tendo base para iniciar conversas de renovações, pois não sabe quando será possível reiniciar as atividades.

Por não ser um dos 4 grandes de São Paulo, o Santo André sabia que a falta de jogos poderia ser quase “fatal” para o elenco. Por esse motivo ele acabou sendo um dos que não foram a favor de paralisar o Paulistão.

Outro clubes menores também tentaram mas sem sucesso dar continuidade. Entre eles estavam o Guarani, Água Santa e Novorizontino.

Dificuldades

O Santo André hoje não disputa campeonatos nacionais. O Água Santa também é outro clube paulista que não disputa a série A, B, C ou D.

A ideia da CBF é finalizar todos os torneios estaduais e só depois iniciar o Brasileirão, que terá 38 rodadas e deve permanecer como pontos corridos.