17/03/2020

Situação dos campeonatos de Futebol em relação ao coronavírus

UEFA e diversas competições de futebol internacional já haviam adiado seus jogos para conter o surto de coronavírus. No Brasil esta decisão ainda estava sendo postergada, mas nesta segunda-feira (16/03) a CBF resolveu suspender todas as competições nacionais.

As federações estaduais estão ao longo desta semana definindo quais serão os próximos passos dos campeonatos. Grande parte decidiu suspender as competições até segunda ordem, mas alguns ainda estão optando por realizar as partidas com portões fechados.

O Paulistão, que é uma das principais competições regionais, decidiu por finalizar a 10ª rodada nesta segunda e agora deve suspender as próximas rodadas.

Mas a grande maioria está sugerindo um período de quarentena de aproximadamente 30 dias.

Confira quais as datas de retorno e a atual situação dos campeonatos.

Emissores reprisam Jogos na TV

Diante da paralisação dos campeonatos pelo Brasil e no mundo, as principais emissoras de TV aberta e pagas, estão optando por transmitir reprises de grandes jogos para aos telespectadores.

Confira horários e datas dos jogos da TV que serão exibidos nas próximas semanas.

Situação dos campeonatos em decorrência do Covid-19

  • Campeonato do Acre

Término: 10 de maio de 2020

O campeonato acreano continua normalmente e com torcida.

  • Campeonato do Amazonas

Término: 25 de abril de 2020

O campeonato amazonense também continua normalmente e com torcida.

  • Campeonato no Alagoas

O término está previsto para dia 26 de abril de 2020, mas o campeonato alagoano está suspenso por 15 dias.

  • Campeonato do Amapá

Término previsto para dia 16 de maio de 2020. O campeonato está ativo, mas os portões estão fechados. A federação está avaliando cada dia individualmente para definir o futuro.

  • Campeonato da Bahia

campeonato baiano está previsto para acabar dia 26 de abril de 2020. Nas próximas semanas, os jogos devem ser realizados com portões fechados. Dia 22 e 25 de março haverá jogo normalmente sem torcida.

As duas próximas rodadas foram um pedido dos clubes baianos menores. Eles desejam que ao menos seja conhecido aqueles que estão classificados para as semifinais e quais estarão rebaixados.

A competição deve ser suspensa logo após essa fase de classificação. A última rodada estava marcada para o dia 29 de março, mas deve acontecer neste dia 25.

  • Campeonato do Rio de Janeiro

O campeonato carioca está previsto para acabar dia 26 de abril de 2020. Porém agora está suspenso por quinze dias.

  • Campeonato do Ceará

O cearense 2020 era para terminar dia 26 de abril de 2020. Houve uma reunião nesta segunda e houve a decisão dos próximos jogos serem realizados de portões fechados.

O jogo do Fortaleza deve acontecer nesta quarta-feira (18/03). O campeonato rola até dia 29 de março, quando haverá uma nova reunião. Já há uma recomendação de suspensão dos campeonatos no Ceará, mas as partidas devem acontecer por mais uma semana pelo menos.

  • Campeonato de São Paulo

O Paulistão encerrou a sua 10ª rodada na segunda-feira com Guarani e Ponte Preta. As partidas já vinham de portões fechados. Agora haverá uma suspensão por tempo indeterminado, já que o epicentro do coronavírus no Brasil é justamente em São Paulo.

  • Campeonato do Rio Grande do Sul

Assim como outros pelo Brasil, o término deve ser dia 26 de abril de 2020. Todos os jogos estão suspensos por 15 dias.

  • Campeonato de Pernambuco

Término previsto para dia 26 de abril também. Por hora está suspenso por tempo indeterminado.

  • Campeonato de Goiás

Mesma data que outros, 26 de abril de 2020. As duas próximas rodadas devem ser antecipadas para esta quinta e domingo, onde ao menos a primeira fase do estadual deve ser concluída. Os portões devem ser fechados assim como na última rodada.

  • Campeonato de Minas Gerais

O campeonato mineiro está suspenso por tempo indeterminado. O término previsto é a data padrão, 26 de abril.

  • Campeonato do Paraná

Também suspenso por tempo indeterminado e com conclusão prevista para dia 26 de abril de 2020.

  • Campeonato de Santa Catarina

Término previsto também para o dia 26/04 e está suspenso como na maioria dos estados.

  • Campeonato do Espírito Santo

A federação se reuniu na segunda feira e deve tomar uma decisão nesta quarta. Provavelmente será suspenso também. Mas a previsão de término é dia 25 de abril de 2020.

  • Campeonato do Sergipe

Também suspenso por tempo indeterminado, o campeonato sergipano está previsto para ser encerrado no dia 19 de abril.

  • Campeonato da Paraíba

O campeonato paraibano ainda não está suspenso, mas nesta quinta a federação deve se reunir com os clubes para colocar uma decisão mais concreta. A previsão do fim é dia 26/04 também.

  • Campeonato do Rio Grande do Norte

O campeonato potiguar deve continuar, mas com os portões fechados. A data de encerramento não está definida.

  • Campeonato do Piauí

O piauiense 2020 deve continuar com os portões fechados (sem torcida). A data de conclusão está prevista para o próximo dia 15 de abril de 2020.

  • Campeonato do Pará

O paraense está suspenso por 15 dias. Dia 26 de abril está previsto o seu fim.

Campeonato do Maranhão

A suspensão está por tempo indeterminado. O campeonato também termina dia 26 de abril de 2020.

  • Campeonato do Tocantins

Seu fim estava previsto para dia 05 de abril de 2020. Os próximos passos da competição devem ser decididos ainda nesta semana. Este é um dos poucos campeonatos que está ocorrendo normalmente e com torcedores.

  • Campeonato de Rondônia

O rondoniense 2020 ainda aguarda retorno das autoridades da saúde para dizer se haverá ou não a suspensão do campeonato. O término está previsto para o próximo dia 25 de abril de 2020.

  • Campeonato de Roraima

Nesta terça-feira estará definido o futuro da competição. Clubes e federação se reúnem e a tendência é que o campeonato também seja suspenso. O fim está previsto para o dia 18 de abril de 2020.

  • Campeonato de Brasília

O campeonato deve ser suspenso após a fase de classificação. A conclusão final está prevista para o dia 25 de abril de 2020.

  • Campeonato do Mato Grosso

Com previsão de terminar no próximo dia 26 de abril, nesta terça-feira haverá uma reunião para definir o futuro da competição. Mas a provável decisão é que seja suspenso.

  • Campeonato do Mato Grosso do Sul

As competições continuam, mas com portões fechados. O fim está previsto para o dia 26 de abril de 2020.

Copa do Nordeste

Nesta terça-feira (17/03) o resultado da reunião deverá definir que a última rodada seja no próximo fim de semana. A competição será de portões fechados. Após a fase classificatória, haverá a suspensão dos jogos, sem previsão de retorno.