01/04/2020

UEFA confirma decisão de adiar Liga dos Campeões e Liga Europa

Está confirmado, a UEFA adiou a Liga Europa e Liga dos Campeões até um novo aviso em decorrência do surto do novo coronavírus Sars-Cov-2, que vem assolando duramente toda a Europa.

Mas estas ligas devem ser iniciadas assim que as temporadas nacionais forem concluídas, como a Premier League, Ligue 1, Bundesliga etc.

O presidente da UEFA, Alexander Ceferin, disse que deseja que os jogos sejam feitos em estádios com torcedores e não com as portas fechadas, como vinha sendo proposto.

Portanto todos os jogos internacionais de junho foram suspensos, incluindo os playoffs da Euro 2020, que já foram adiados para 2021.

Ainda não há uma data específica, mas todas as competições de clubes da UEFA 2020/21 foram adiados até segunda ordem. Inclusive o processo de admissão e registro de jogadores também foram adiados.

Clubes brasileiros devem aguentar no máximo três meses sem jogos!

Reunião geral

Houve uma reunião por videoconferência entre todos os secretários gerais das 55 federações que hoje fazem parte da UEFA.

Seguindo as recomendações feitas no último dia 17 de março, o Comitê Executivo da UEFA tomou as seguintes decisões:

  • Todos os jogos das seleções nacionais de homens e mulheres, que serão disputados em junho de 2020, são adiados até novo aviso. Isso inclui os play-offs para o UEFA EURO 2020 e jogos de qualificação para o UEFA Women’s EURO 2021;
  • Todos os outros jogos das competições da UEFA, incluindo os amistosos internacionais centralizados, também permanecem adiados até novo aviso.

Jogos das categorias juvenis

  • Torneio final do Campeonato da Europa de Sub-17, previsto para maio de 2020, foi cancelado;
  • Torneio final do Campeonato da Europa de Sub-19 Feminino da UEFA, marcado para julho de 2020, foi cancelado;
  • Torneio final do Campeonato da Europa de Sub-17 Feminino da UEFA, agendado para maio de 2020, foi adiado até novo aviso. Não pode ser cancelado pois é uma competição de qualificação para a Copa do Mundo Feminina da FIFA Sub-17;
  • Torneio final do Campeonato da Europa de Sub-19, previsto para julho de 2020, também foi adiado até novo aviso. Esse também não pode ser cancelado pois é uma competição de qualificação para a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA;
  • Todas as finais da UEFA Champions League de futsal, agendadas para abril de 2020, são adiadas até novo aviso.

Temporada UEFA 2020/2021

Ficou determinado que os prazos relacionados a todas competições de clubes da UEFA na temporada 2020/21, serão adiados até novo aviso, inclusive no que se refere aos processos de admissão e registro de jogadores.

Em breve novos prazos devem ser divulgados.

Fair Play Financeiro

O Comitê Executivo informou que está totalmente compromissado com o licenciamento de clubes e fair play financeiro, onde nas atuais circunstâncias são necessárias intervenções para facilitar o trabalho de associações e clubes do comitê.

A UEFA apoia a proposta de dar mais tempo as federações para concluir o processo de licenciamento de clubes, até que o processo de admissão na próxima temporada seja novamente definido.

Ficou também acertado que está suspensa as disposições de licenciamento de clubes relacionados à preparação e avaliação de informações financeiras futuras dos clubes.

Mas neste último caso a aplicação é exclusiva nas participações de competições dos clubes da UEFA 2020/21.

Com relação aos campeonatos domésticos, se as partidas não começarem até o final de junho, já há um estudo de que elas seriam canceladas.