15/12/2022

Venda de Endrick por valor astronômico ainda não é a maior da história do futebol brasileiro; veja ranking

Divulgação Palmeiras

O Palmeiras acertou a venda do jovem Endrick de apenas 16 anos para o Real Madrid. Depois de longa negociação, o acordo foi anunciado oficialmente nesta quinta-feira e a transferência gira em torno de 70 milhões de euros, cerca de R$ 400 milhões na cotação atual.

Apesar do valor astronômico, Endrick ainda não conseguiu superar Neymar e se tornar a maior venda do futebol brasileiro. Oficialmente, o santista foi vendido ao Barcelona por 88,4 milhões de euros.

Porém, os 70 milhões pagos pelo Real Madrid tornam Endrick a segunda maior venda do futebol brasileiro com certa folga para o terceiro colocado. Aliás, é interessante notar que três das quatro maiores vendas do Brasil foram para o Real Madrid. Além de Endrick, Vinicius Jr, do Flamengo, e Rodrygo, do Santos, foram negociados com os madridistas, ambos por 45 milhões de euros.

Confira as maiores vendas do futebol brasileiro:

  1. Neymar (Santos – Barcelona) – 88,4 milhões de euros
  2. Endrick (Palmeiras – Real Madrid) – 70 milhões de euros
  3. Vinícius Júnior (Flamengo – Real Madrid) – 45 milhões de euros
  4. Rodrygo (Santos – Real Madrid) – 45 milhões de euros
  5. Lucas Moura (São Paulo – Paris Saint-Germain) – 40 milhões de euros
  6. Lucas Paquetá (Flamengo – Milan) – 38,4 milhões de euros
  7. Gabriel Jesus (Palmeiras – Manchester City) – 32 milhões de euros
  8. Oscar (Internacional – Chelsea) – 32 milhões de euros
  9. Denílson (São Paulo – Real Bétis) – 31,5 milhões de euros
  10. Arthur (Grêmio – Barcelona) – 31 milhões de euros

Um fato importante na negociação entre Endrick, Real Madrid e Palmeiras é a forma de pagamento. O atacante vai render 35 milhões fixos, porém os demais 25 milhões de euros serão pagos através de metas batidas, que já passam a contar a partir desses próximos dois anos que ele permanecerá no Verdão. Por ser menor de idade, o jovem só pode se transferir de fato em 2024, quando completar 18 anos.

As metas impostas no contrato são: jogos (pelo Palmeiras e pelo Real Madrid), jogos como titular, gols marcados e até convocações para a seleção brasileira.