Repescagem africana define último candidato do continente à Copa do Mundo de 2026

Josias Junior

Cameroon, República Democrática do Congo, Gabão e Nigéria iniciam nesta quinta-feira, 17 de novembro, em Rabat, no Marrocos, o minitorneio que apontará o representante africano na repescagem intercontinental para a Copa do Mundo de 2026.

Como funciona

As quatro seleções avançaram como as melhores vice-colocadas dos nove grupos do qualificatório da Confederação Africana de Futebol (CAF). Os confrontos foram definidos pelo ranking da Fifa: o melhor ranqueado enfrenta o pior, e o segundo encara o terceiro.

  • 16h00 (GMT) – Nigéria (41.º) x Gabão (77.º)
  • 19h00 (GMT) – Camarões (54.º) x RD Congo (60.º)

Os vencedores duelam no domingo, 20 de novembro, às 19h00 (GMT). Todos os jogos serão disputados em partida única no Estádio Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat, com prorrogação e pênaltis se necessário.

Próxima etapa

O campeão da repescagem africana avançará ao qualificatório intercontinental, marcado para 23 a 31 de março de 2026. O torneio reunirá seis seleções: duas da Concacaf, uma da Ásia, uma da Oceania, uma da Conmebol e a vencedora da África.

As equipes serão divididas em duas chaves. Os dois países mais bem colocados no ranking da Fifa entrarão diretamente nas finais de suas respectivas chaves, enquanto os quatro restantes disputarão semifinais em jogo único.

Já estão garantidos:

  • Ásia – vencedor de Emirados Árabes Unidos x Iraque
  • Oceania – Nova Caledônia (150.º do ranking)
  • América do Sul – Bolívia (76.º)

Com Bolívia e Nova Caledônia abaixo da 100.ª posição, aumentam as chances de o representante africano estar entre os dois cabeças de chave.

Retrospecto das seleções

Nigéria chegou à repescagem com o pior desempenho entre os quatro, mas garantiu a vaga graças ao gol de Frank Onyeka nos acréscimos da vitória por 4 a 0 sobre Benim. A equipe, comandada por Eric Chelle, está invicta há seis partidas oficiais.

Repescagem africana define último candidato do continente à Copa do Mundo de 2026 - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

Camarões, recordista africano em participações em Copas (oito), foi vice do Grupo D, quatro pontos atrás de Cabo Verde, e venceu apenas um jogo fora de casa.

RD Congo terminou dois pontos atrás do Senegal no Grupo B. O técnico Sébastien Desabre não contará com o lesionado Yoane Wissa, mas tem Cédric Bakambu, autor de quatro gols nas Eliminatórias.

Gabão ficou um ponto abaixo da Costa do Marfim no Grupo F. O ataque é liderado por Denis Bouanga (oito gols) e Pierre-Emerick Aubameyang (sete), que retorna após cumprir suspensão.

Datas importantes

  • 20 de novembro de 2024 – Sorteio do qualificatório intercontinental
  • 23 a 31 de março de 2026 – Disputa da repescagem intercontinental
  • 5 de dezembro de 2026 – Sorteio da Copa do Mundo

O Mundial de 2026, com 48 seleções, será realizado nos Estados Unidos, Canadá e México. Até o sorteio final, 42 vagas estarão definidas; restarão as duas da repescagem intercontinental e quatro dos play-offs europeus.

Com informações de BBC Sport

Compartilhe esta notícia