Seleção masculina na Copa inspira equipe feminina da Escócia a buscar vaga em 2027, diz técnica

Josias Junior

Jerez (Espanha) – A classificação histórica da seleção masculina da Escócia para a Copa do Mundo de 2026 motivou diretamente o elenco feminino a perseguir uma vaga no Mundial de 2027, afirmou a treinadora Melissa Andreatta.

O time comandado por Steve Clarke garantiu presença no torneio que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México ao derrotar a Dinamarca por 4 a 2, em Hampden Park, na semana passada – primeira participação escocesa em um Mundial masculino após 28 anos.

Segundo Andreatta, o feito serve de combustível para suas jogadoras, que iniciam em março a campanha nas Eliminatórias para a Copa do Mundo feminina de 2027, prevista para ocorrer no Brasil. “Eles não precisam de motivação extra, mas certamente estão inspirados depois de ver o que os homens conquistaram”, declarou a australiana.

Últimos testes antes das Eliminatórias

A seleção feminina está concentrada na Espanha para os dois amistosos finais de 2024. Nesta sexta-feira, 28 de novembro, enfrenta a Ucrânia às 11h (horário GMT) no Estadio Municipal de Chapín, em Jerez. Na próxima terça-feira, mede forças com a China, também em solo espanhol.

Depois dos amistosos, a atenção se volta ao grupo das Eliminatórias, que terá Bélgica, Israel e Luxemburgo como adversários. A Escócia tenta encerrar a sequência de três grandes torneios ausentes desde sua participação na Copa de 2019.

Experiência em Hampden e primeiras vitórias

Andreatta esteve em Hampden Park para assistir à vitória do time masculino e descreveu o momento como “uma das melhores experiências futebolísticas” da carreira. “Quando o primeiro gol saiu, gritei e abracei todo mundo ao redor. Foi incrível”, contou.

Seleção masculina na Copa inspira equipe feminina da Escócia a buscar vaga em 2027, diz técnica - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

À frente da seleção desde o meio do ano, a técnica conquistou seu primeiro triunfo no mês passado, 2 a 1 sobre o Marrocos, após uma derrota emocionante por 4 a 3 para a Suíça, quartas-de-finalista da Euro. “Fiquei muito satisfeita com o desempenho contra as suíças e queremos seguir evoluindo”, disse.

Para a treinadora, o período prolongado de convívio na atual Data Fifa é essencial. “Este é apenas meu terceiro ciclo com o grupo. Estar todos juntos no mesmo lugar faz diferença para jogadoras e comissão”, comentou.

Com informações de BBC Sport

Compartilhe esta notícia