Um cartão vermelho para o capitão armênio Tigran Barseghyan, por uma cabeçada em Finn Azaz, determinou o rumo da vitória de 1 a 0 da República da Irlanda sobre a Armênia, nesta terça-feira (10), em Dublin, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
O lance decisivo ocorreu aos sete minutos do segundo tempo. Após desentendimento próximo à linha lateral, Barseghyan encostou a cabeça no rosto de Azaz e foi imediatamente expulso. Com um jogador a mais, os irlandeses encontraram o gol aos 25 minutos, em cabeceio de Evan Ferguson, assegurando o primeiro triunfo da equipe na competição.
Repercussão do incidente
Meio-campista do Southampton e titular pela primeira vez com o técnico Heimir Hallgrimsson, Finn Azaz descreveu o momento como determinante:
“Ele perdeu a cabeça; houve contato e o árbitro decidiu corretamente”, declarou ao BBC Sport NI. “Partidas intensas geram esse tipo de situação, e a consequência foi eles ficarem com dez.”
Pelo lado armênio, o treinador Yegishe Melikyan afirmou que o capitão se desculpou com o elenco ainda no vestiário. “O cartão vermelho mudou tudo. Se tivéssemos seguido com 11 contra 11, poderíamos ter saído com resultado melhor”, avaliou.
Imagem: bbc.com
Situação no Grupo F
O resultado leva a Irlanda ao terceiro lugar da chave, com um ponto a menos que a Hungria. Restando duas rodadas, o cenário é delicado: se os húngaros vencerem a Armênia no próximo compromisso, os irlandeses precisarão somar ao menos um ponto para manter viva a disputa pelo segundo lugar na visita a Budapeste, em 16 de novembro.
A equipe comandada por Hallgrimsson vinha de derrota por 1 a 0 para Portugal, em Lisboa, sofrendo gol de Ruben Neves aos 46 do segundo tempo. Mesmo assim, Azaz acredita em evolução para o encontro com Cristiano Ronaldo e companhia, marcado para 13 de novembro em Dublin. “Ganhamos confiança com a atuação em Portugal e com a vitória de hoje. Sabemos que será difícil, mas estamos preparados”, concluiu.
Com informações de BBC Sport