Premier League terá apenas um jogo no Boxing Day devido a calendário europeu

Josias Junior

A expansão das competições de clubes da Uefa reduziu a tradicional rodada do Boxing Day a apenas uma partida na Premier League desta temporada. O único confronto em 26 de dezembro será Manchester United x Newcastle United, às 20h (GMT), em Old Trafford.

Em comunicado ao divulgar a programação de fim de ano, a liga inglesa afirmou que os ajustes no calendário doméstico, feitos para acomodar mais datas europeias, transformaram a competição em um torneio de 33 finais de semana — número menor que em edições anteriores, embora o total de 380 jogos seja mantido desde 1995.

Programação completa de dezembro

A confirmação oficial dos jogos de dezembro ocorreu 16 dias depois do previsto, atraso atribuído pela Premier League às “complexidades” do cronograma. O resultado foi a concentração da rodada 18 em três dias:

Sexta-feira, 26 de dezembro
Manchester United x Newcastle United – 20h

Sábado, 27 de dezembro
Nottingham Forest x Manchester City – 12h30
Arsenal x Brighton – 15h
Brentford x Bournemouth – 15h
Burnley x Everton – 15h
Liverpool x Wolves – 15h
West Ham x Fulham – 15h
Chelsea x Aston Villa – 17h30

Domingo, 28 de dezembro
Sunderland x Leeds United – 14h
Crystal Palace x Tottenham – 16h30

Premier League terá apenas um jogo no Boxing Day devido a calendário europeu - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

Reações e impactos

A Football Supporters’ Association criticou nas redes sociais o horário de 20h para o duelo entre United e Newcastle, citando a longa viagem dos torcedores visitantes. A liga, porém, garantiu que em 2025 haverá mais partidas no Boxing Day, já que a data cairá em um sábado.

Para minimizar o desgaste, a Premier League afirmou ter ampliado os intervalos entre as rodadas 18, 19 e 20, evitando que qualquer clube atue com menos de 60 horas de descanso. Em julho, representantes dos jogadores e a Fifa defenderam um mínimo de 72 horas entre jogos.

Além disso, a nova configuração dos torneios da Uefa — agora com 10 datas de meio de semana e fase de liga antes do mata-mata — interfere diretamente na agenda inglesa. A Conference League, por exemplo, terá jogos consecutivos em dezembro, coincidindo com o período reservado às quartas de final da Copa da Liga. Nesse cenário, Arsenal e Crystal Palace, que se enfrentam no torneio, podem ter o confronto remarcado para 23 de dezembro, apenas dois dias antes de novas partidas da Premier League.

Com informações de BBC Sport

Compartilhe esta notícia