Sky Sports encerra canal Halo no TikTok após acusações de sexismo

Josias Junior

A Sky Sports decidiu encerrar, em menos de 72 horas, o canal Halo no TikTok, criado para atrair público feminino, depois de receber críticas nas redes sociais que classificavam o conteúdo como “condescendente” e “sexista”.

Anunciada na quinta-feira (sem data divulgada), a plataforma foi apresentada como um espaço “inclusivo” para mulheres consumirem conteúdo esportivo. No sábado à noite, porém, a emissora publicou um comunicado informando que “não acertou” no formato e que “todas as atividades” seriam interrompidas.

Reação negativa

Usuários reclamaram de publicações que tratavam o perfil como “irmãzinha” do canal principal e traziam referências a “hot girl walks” e matcha, consideradas infantilizantes. Entre as críticas, estavam postagens de torcedores e da página GirlsontheBall, especializada em futebol feminino, que questionou o tom, a proposta e até a identidade visual em tons rosa e pêssego.

O canal chegou a exibir lances de futebol masculino, como o gol de Erling Haaland pelo Manchester City, descrito como “a combinação matcha + hot girl walk”. Para muitos, a estratégia contrariava esforços recentes de valorização do esporte feminino.

Recuo da emissora

Responsável pelas redes sociais da Sky Sports, Andy Gill havia celebrado o lançamento no LinkedIn, mas, diante da repercussão, a empresa removeu quase todas as publicações. Permaneceram apenas dois posts, sendo um deles o pedido de desculpas:

Sky Sports encerra canal Halo no TikTok após acusações de sexismo - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

“Nossa intenção era criar um espaço ao lado do canal existente para novas fãs jovens. Nós ouvimos. Não acertamos. Por isso, estamos parando todas as atividades nesta conta. Seguimos comprometidos em criar ambientes onde torcedores se sintam incluídos e inspirados.”

Procurada pela BBC, a Sky Sports disse não ter novos comentários.

Com informações de BBC News

Compartilhe esta notícia