Eder Sarabia volta ao Camp Nou como técnico do Elche após início surpreendente na La Liga

Josias Junior

Barcelona (ESP) – O Elche, comandado por Eder Sarabia, visita o Barcelona neste domingo ocupando a oitava posição da La Liga depois de 10 rodadas, com três vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas. O confronto marca o retorno do treinador ao Camp Nou, palco de sua curta e conturbada passagem como auxiliar de Quique Setién em 2020.

Trajetória fora das quatro linhas

Filho do ex-atacante Manu Sarabia, bicampeão espanhol pelo Athletic entre 1982 e 1984, Eder não passou da terceira divisão como jogador. Aos 24 anos, encerrou a carreira e iniciou o trabalho com categorias de base no Cruces e no Danok Bat, tradicionais formadores do País Basco.

Em 2011, chegou ao Villarreal para comandar equipes juvenis e, em outubro de 2013, assumiu o time C. Ali fortaleceu a relação com Quique Setién, de quem se tornou braço direito no Las Palmas (2015), no Real Betis (2017) e no Barcelona (janeiro de 2020).

Experiência no Barcelona

No Barça, Sarabia viveu momentos de tensão com o elenco. Imagens de Lionel Messi ignorando instruções do auxiliar durante partida contra o Celta de Vigo evidenciaram a ruptura. Setién e comissão técnica foram demitidos sete meses após a chegada. Ainda assim, o treinador relembra a passagem como “curva de aprendizado” e enaltece Messi: “Além de ser o melhor de todos, ele entende o jogo como ninguém”.

Do Andorra ao acesso com o Elche

Após três temporadas no FC Andorra, clube de Gerard Piqué, Sarabia assumiu o Elche com contrato de um ano. A equipe garantiu o retorno à primeira divisão em junho, goleando o Deportivo por 4 a 0 e assegurando o acesso automático. O feito rendeu extensão de vínculo até junho de 2027.

Apesar de uma sequência recente sem vitórias — duas derrotas e um empate nos últimos três compromissos —, o Elche tem se destacado pelo estilo ofensivo e adaptável. “Temos um modelo, mas nunca jogamos da mesma forma”, explica Sarabia. Para ele, a honestidade em campo é inegociável, conceito resumido pela palavra basca “jatorra”, que define competir de maneira correta.

Eder Sarabia volta ao Camp Nou como técnico do Elche após início surpreendente na La Liga - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

O treinador afirma pensar além dos resultados imediatos. “Se ficar seis meses, três anos ou para sempre, quero deixar um legado que ajude o clube a crescer”, diz.

Com o objetivo de se manter na elite sem abdicar de suas ideias, o Elche de Eder Sarabia encara o Barcelona tentando ampliar a boa campanha e provar que os prognósticos de rebaixamento podem estar equivocados.

Com informações de BBC

Compartilhe esta notícia