Zinho Vanheusden, defensor que passou pelas categorias de base da Internazionale e chegou a vestir a camisa da seleção da Bélgica, anunciou nesta segunda-feira (24/11/2025) sua aposentadoria do futebol profissional aos 26 anos.
O jogador alegou sucessivas lesões no ligamento cruzado anterior do joelho — três ao todo — como principal motivo para encerrar a carreira precocemente. “Meu corpo já pede há algum tempo para parar”, escreveu o atleta em publicação nas redes sociais, onde afirmou ter dedicado 22 anos à modalidade, desde os quatro anos de idade.
Revelado pelo Standard Liège, clube em que permaneceu por sete temporadas nas divisões de base, Vanheusden foi contratado pela Inter de Milão em 2015. Embora altamente cotado, não chegou a atuar oficialmente pela equipe italiana e acumulou empréstimos a:
- Standard Liège (Bélgica)
- Genoa (Itália)
- AZ Alkmaar (Países Baixos)
- K.V. Mechelen (Bélgica)
Seu último clube foi o Marbella FC, da Espanha, pelo qual disputou sete partidas antes de confirmar a decisão de pendurar as chuteiras.
Em nível internacional, o zagueiro defendeu a Bélgica apenas uma vez, em amistoso contra a Costa do Marfim realizado em 2020.
Imagem: espn.com
Ao se despedir, Vanheusden destacou as dificuldades enfrentadas no processo de recuperação, com cirurgias, tratamentos e dores persistentes, ressaltando que optou pela saúde e pela família. “Continuarei amando o futebol, mas, a partir de agora, fora dos gramados”, finalizou.
Com informações de ESPN