Favoritos à Copa de 2026: panorama de Inglaterra, Espanha, Argentina e demais candidatos

Josias Junior

Com a Inglaterra já garantida na Copa do Mundo de 2026, disputada na América do Norte, a expectativa agora recai sobre o rendimento dos principais postulantes ao título e sobre o estágio de preparação de cada um deles. Sete das oito edições realizadas nas Américas terminaram com taça sul-americana, enquanto 10 dos 11 torneios sediados na Europa ficaram com seleções do continente.

Espanha

Campeã da Euro 2024 após vencer a Inglaterra na decisão, a seleção espanhola aparece como favorita inicial nas casas de apostas. O time comandado por Lamine Yamal, ponta do Barcelona de apenas 16 anos, não perde uma partida oficial (desconsiderando a derrota nos pênaltis para Portugal na final da Liga das Nações, em junho) desde março de 2023, quando foi superado pela Escócia. Ainda sem vaga assegurada, lidera o Grupo E das Eliminatórias com 100% de aproveitamento.

França

Didier Deschamps, no cargo desde 2012 e com saída prevista após o Mundial, tenta levar os franceses à terceira final consecutiva. Campeã em 2018 e vice em 2022, a França depende novamente de Kylian Mbappé, autor de 17 gols em 13 jogos por clube e seleção nesta temporada. A equipe encabeça o Grupo D, três pontos à frente da Ucrânia, após empate por 2 a 2 com a Islândia na segunda-feira.

Inglaterra

Após sucessivas campanhas competitivas sob Gareth Southgate, a Federação Inglesa contratou Thomas Tuchel exclusivamente até o fim da Copa. O treinador afirma que os ingleses chegam como “azarões” pelo longo jejum mundial. Contando com Harry Kane em grande fase — 20 gols em 11 partidas por Bayern de Munique e seleção —, a Inglaterra venceu nove dos últimos dez compromissos e foi o primeiro país europeu a carimbar a vaga.

Brasil

Sem participar de uma final desde a conquista de 2002, a seleção pentacampeã apostou em Carlo Ancelotti, primeiro técnico estrangeiro desde 1965, contratado em maio após a demissão de Dorival Júnior (derrota por 4 a 1 para a Argentina nas Eliminatórias). Os brasileiros avançaram em quinto lugar na classificação sul-americana, com seis derrotas em 18 jogos, sinal de que ainda buscam regularidade.

Argentina

Atual campeã mundial, a Argentina liderou as Eliminatórias da Conmebol com nove pontos de vantagem sobre o Equador. Lionel Messi, 38 anos, ainda não confirmou presença no torneio, mas a expectativa é de que dispute mais uma Copa. O craque foi poupado de amistoso recente contra a Venezuela para que Lionel Scaloni observasse Lautaro Martínez e Julián Álvarez juntos.

Portugal

Mesmo ainda sem classificação garantida, Portugal domina o Grupo F, apesar do empate com a Hungria na terça-feira. Cristiano Ronaldo, que será 41 anos no Mundial, soma 13 gols em 13 partidas pela seleção desde a Euro 2024. A equipe conquistou a Liga das Nações deste ano ao superar a Espanha nos pênaltis.

Favoritos à Copa de 2026: panorama de Inglaterra, Espanha, Argentina e demais candidatos - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

Alemanha

Depois do título de 2014, os alemães amargaram eliminações na fase de grupos nas duas Copas seguintes e não passaram das quartas de final na Euro. Atualmente dividem a liderança do Grupo A com a Eslováquia, superando o rival apenas no saldo de gols, e já sofreram a quarta derrota em Eliminatórias ao perder para os eslovacos no mês passado.

Países Baixos

Os neerlandeses perderam apenas uma vez desde a semifinal da Euro 2024, quando caíram diante da Inglaterra. Nas Eliminatórias somam 16 pontos em seis jogos, com 22 gols marcados e apenas três sofridos. Memphis Depay tornou-se recordista de gols (54) e assistências (35) da seleção.

Itália

Desde o título de 2006, a Azzurra não disputou sequer um mata-mata de Copa: caiu na fase de grupos em 2010 e 2014 e não se classificou em 2018 e 2022. Agora, ocupa a segunda posição do Grupo I, três pontos atrás da Noruega, e pode ter de disputar a repescagem. No entanto, mostra melhor desempenho em Euros, como demonstrado no título sobre a Inglaterra em 2021.

Com o quadro ainda indefinido em várias frentes, a corrida pelo troféu de 2026 promete equilíbrio e expectativa elevada entre europeus e sul-americanos.

Com informações de BBC Sport

Compartilhe esta notícia