Ex-meio-campista Joey Barton é condenado por posts “grosseiramente ofensivos” no X

Josias Junior

O ex-jogador de futebol Joey Barton, 43 anos, foi considerado culpado em seis acusações de envio de comunicações eletrônicas “grosseiramente ofensivas” contra o apresentador Jeremy Vine e as comentaristas Lucy Ward e Eni Aluko. O veredito foi anunciado nesta terça-feira (26) pelo Liverpool Crown Court.

Os jurados entenderam que Barton, natural de Huyton, em Merseyside, ultrapassou “o limite entre liberdade de expressão e crime” em publicações feitas entre janeiro e março de 2024 na rede social X, onde possui 2,7 milhões de seguidores. Ele foi absolvido de outras seis acusações do mesmo tipo.

Conteúdo dos posts

Entre as mensagens condenadas estão:

  • Comparações de Aluko e Ward ao casal de assassinos Fred e Rose West, incluindo montagem com os rostos das comentaristas sobre uma foto dos criminosos;
  • A afirmação de que Aluko “estava ali apenas para cumprir cota”, seguida da frase: “Tudo por causa dessa bobagem do BLM/George Floyd”;
  • Insinuações de que Vine teria visitado a “Epstein Island”, referência ao financista e pedófilo Jeffrey Epstein;
  • Um post que dizia: “Se você vir esse sujeito perto de uma escola primária, ligue 999”.

Barton também chamou Vine de “bike nonce”. Durante o julgamento, o ex-meio-campista alegou que se tratava de “humor sombrio e estúpido” e que não pretendia insinuar que o radialista fosse pedófilo. Ele afirmou ainda ser alvo de “perseguição política”.

Advertências do tribunal

O juiz Andrew Menary KC repreendeu Barton por usar, no banco dos réus, um lenço estampado com a bandeira britânica, classificando o acessório como “truque”. O magistrado proibiu a peça na audiência de sentença, marcada para 8 de dezembro, e lembrou que a fiança impede o réu de mencionar as três vítimas até lá.

Menary destacou ao júri que o termo “grosseiramente ofensivo” exige “alto patamar” de gravidade, afirmando que “a lei só intervém quando o conteúdo é de caráter extremo, degradante ou desumanizante”.

Ex-meio-campista Joey Barton é condenado por posts “grosseiramente ofensivos” no X - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

Em sua argumentação final, o promotor Peter Wright KC afirmou que Barton “ultrapassou a linha por ampla margem” e o descreveu como “um pequeno valentão que se diverte com o telefone na mão, publicando essas ofensas”.

Barton deixou o tribunal em liberdade provisória e um relatório pré-sentença foi encomendado.

Com informações de BBC News

Compartilhe esta notícia